Notícias

Quer receber “Xepa” da vacina em Natal? Solicite de forma online

A partir desta quarta-feira (11), as pessoas que desejam receber a vacina contra o Covid-19 através da “xepa” podem se cadastrar por meio do portal Natal Vacina, sem precisar sair de casa.

Popularmente, o nome “xepa” se refere às sobras da vacina do dia. Isso acontece porque determinados fabricantes possuem um prazo curto de validade dos frascos após abertos, como a Pfizer e a Coronavac, que têm o limite de apenas seis horas. Nesse sentido, visando avançar com a vacinação na cidade, dando cada vez mais celeridade, a prefeitura sancionou a Lei n° 7.170, que regulamenta a prática da “xepa” para pessoas acima de 18 anos e com residência em Natal.

Desde o dia 22 de julho, os natalenses interessados em serem vacinados com a “xepa” tinham que se direcionar a uma das 35 UBS (Unidades Básicas de Saúde), para realizar o cadastro de dados. Havendo sobra de vacinas no dia, os postos de vacinação entravam em contato através do telefone informado, solicitando o comparecimento em até 20 minutos.

O secretário municipal de saúde, George Antunes, destaca que é importante que o cidadão fique atento, no final de cada dia, ao possível contato do posto de vacinação ao qual vinculou o seu cadastro. “No ato do cadastramento, basta o cidadão indicar, entre os inúmeros postos de vacinação implantados pela Prefeitura, qual o mais próximo de sua residência para que ele possa, dentro do tempo de 20 minutos, ao ser acionado pelo posto, chegar até o local e tomar sua vacina“.

Com a criação do formulário online, a Secretaria Municipal de Saúde cessou, na terça-feira (10), o cadastro presencial, o qual passa a ser possível somente no formato online, através do Portal Natal Vacina (clique aqui). Apesar disso, o meio de contato com o cidadão continua sendo através do número de telefone informado no ato do cadastro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.