Curiosidades, Destaques

Quem é Zabivaka, o mascote da Copa do Mundo na Rússia?

Zabivaka copa 2018

Fuleco fez bastante sucesso na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Zakumi deu seu melhor na África do Sul em 2010, algo que já havia conseguido Goleo VI e Pille na Alemanha 2006 e Ato, Kaz e Nik na Coréia-Japão 2002. Mas agora a responsabilidade é de Zabikava, o mascote da Copa do Mundo 2018 na Rússia.

O lobo antropomórfico que usa as cores da equipe russa, bem como óculos esportivos de cor laranja, foi escolhido em outubro de 2016 com uma votação esmagadora, que também é a que teve mais eleitores na história da FIFA. Então, o que representa Zabikava? Por que é o mascote da Copa?

O trabalho de um aluno

Zabikava não foi um produto do acaso ou a habilidade de um especialista em marketing. O mascote foi projetado com base em uma pesquisa on-line com crianças russas. Com algumas ideias, estudantes universitários russos enviaram seus projetos do que seria o mascote da Copa do Mundo de Futebol.

Ekaterina Bocharova foi quem desenhou Zabikava, que em russo significa algo como “aquele que marca gols”. Este lobo é encantador, sociável e divertido, um jogador de futebol que respeita seus adversários e que, como um bom patriota, adora seu país.

“Ele pode ser o mais novo no sorteio, mas você não encontrará outro jogador mais rápido, mais ousado ou inteligente com uma bola de futebol. O talento do lobo quase sempre contribui para o sucesso de sua equipe”, diz a FIFA em seu site. Perfeito!

Um sonhador agradecido

A votação para a escolha do mascote ocorreu no site da FIFA durante um mês. Os resultados deram pra Zabikava, 53% dos votos, à frente de um tigre e um gato. Pelo esboço, Bocharova recebeu 500 dólares, muito menos do que seus antecessores. Fuleco, no Brasil, foi comprado por 100 milhões de dólares, enquanto Futix, o galo mascote da França em 1998, custou 30 milhões.

A designer não parece intimidada por isso, porque ela considera que o que viveu até agora, graças a Zabikava, é muito mais importante. “Há coisas que não podem ser pagas com dinheiro: experiências e emoções”, disse ela. O que o futuro guarda para a jovem? Bem, ela é uma amante da Disney e sonha em ser contratada pela empresa da casa do mouse. Viva o futebol!

Lobo Zabivaka é escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2018

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.