Variedades

Quem é Huggy Wuggy e por que os pais devem ficar atentos ao personagem

O personagem aparece em jogos no Roblox e em vídeos no TikTok e no Youtube

Se você tem filhos, provavelmente já ouviu o nome “Huggy Wuggy” – ele é o novo personagem popular que atiça de forma estranha a criançada.

Huggy, no entanto, não faz parte do panteão de super-heróis da Marvel, ou da turma de Woody em Toy Story – ele é um monstro aterrorizante de um jogo popular chamado Poppy Playtime (que foi projetado para jogadores adultos). O jogo em questão se passa em uma fábrica de brinquedos abandonada. Junto com outros brinquedos, ele quer se vingar por ter ficado lá sozinho e esquecido.

O personagem capturou a imaginação das crianças, até mesmo das pequeninas, o que é algo preocupante, considerando o quão assustador ele é; Huggy Wuggy parece um fantoche da Vila Sésamo saído do inferno, com braços extremamente compridos e, quando abre um sorriso, mostra seus assustadores dentes de navalha.

Agora, o boneco de pelúcia virou tema de alerta policial aos pais, no Reino Unido, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Quem é Huggy Wuggy e por que os pais devem ficar atentos ao personagem
O personagem de terror tem assustado as crianças e a polícia britânica emitiu um alerta (Foto: Reprodução/ Youtube)

A polícia de Dorset informou que crianças de 6 e 7 anos, do primeiro ano, foram vistas encenando ações do boneco com dente de navalha no pátio da escola. Alguns vídeos que viralizaram nas redes sociais, como TikTok e Youtube, mostram o personagem do game sombrio cantando uma música sobre “abraçar até matar” e convidam as crianças para darem “o último suspiro”.

Existem vídeos que as pessoas fizeram, músicas que as pessoas fizeram, e está aparecendo em todo o YouTube e Tik Tok, com imagens bastante gráficas desse personagem, parecido com um urso com dentes afiados“, alertou o oficial de segurança cibernética Chris Conroy, da polícia de Dorset. “É baseado em sustos e coisas a que você certamente não gostaria que as crianças fossem expostas. Pode passar despercebido porque não há nada obviamente sinistro no nome de um vídeo“, informa.

Um trecho da letra da música (em inglês) criada com inspiração no personagem assustador diz: “Eu poderia abraçá-lo aqui para sempre, até que você dê seu último suspiro“. Outra fala: “Meus dentes afiados e prontos, ao meu alcance, sim, eles são mortais“. Na música, o boneco também convida as pessoas a “se inclinarem para um abraço de quebrar a espinha”.

Na internet, alguns pais relataram que os filhos se depararam com os vídeos nas plataformas de vídeos e agora estão assustados. Uma mãe australiana relatou que uma criança na escola mostrou o vídeo para o filho dela, que tem 6 anos. “Ele está traumatizado por essa coisa… Ele não consegue mais dormir sozinho porque tem medo. Ele simplesmente desabou em lágrimas na frente de todo mundo… Tenho certeza de que meu filho não é o único que ficou completamente traumatizado“, afirmou, ao site Kidspot.

O jogo

Huggy Wuggy é o protagonista do jogo “Poppy Playtime”, que envolve um protagonista sem nome investigando um mistério em uma fábrica de brinquedos abandonada. O jogador vagueia pela fábrica e coleta fitas VHS para resolver o mistério do que aconteceu. Ao tentar resolver os quebra-cabeças, é preciso também sobreviver aos “brinquedos vingativos” da fábrica, como Huggy Wuggy, um dos personagens mais populares e visualmente assustadores do jogo.

É uma criatura azul gigante e aterrorizante com olhos esbugalhados, grandes lábios vermelhos e membros longos que nos segue enquanto tentamos completar o jogo. Aparece na escuridão inesperadamente para tentar nos aprisionar em um “abraço até o último suspiro”. Se formos pegos, Huggy Wuggy abre seu sorriso sinistro e nos come.

O videogame pode ser baixado em seu PC ou tablet, possui PEGI 13, o que significa que menores de 13 anos não devem fazer o download. No entanto, o fenômeno Huggy Wuggy tornou-se muito popular, especialmente entre as crianças mais novas, a ponto de em alguns países, como o Reino Unido, terem sido iniciadas verificações confiadas à polícia cibernética para avaliar as consequências do fenômeno.

Do jogo para o TikTok e outras plataformas

Huggy Wuggy também se tornou extremamente popular entre as crianças graças aos vídeos curtos. O problema, na verdade, não diz respeito apenas ao jogo em si, mas sobretudo aos vídeos no YouTube e no TikTok : basta pensar que a hashtag “huggywuggy” tem mais de 2,9 bilhões de visualizações no TikTok.

Alguns vídeos apresentam animações muito assustadoras.

Ele não é o tipo de personagem que a maioria dos pais escolheria para mostrar aos filhos, mas sua popularidade garante que ele provavelmente apareça em um algoritmo de recomendação, tendo se espalhado pelos reinos dos canais de vídeos e até mesmo de outros jogos como o Roblox, dois dos maiores sandboxes online para os dias de hoje.

E mesmo que Huggy Wuggy não esteja aparecendo em sua casa, ele provavelmente é o assunto da conversa no playground, já que as crianças parecem estranhamente fascinadas pela criatura, e os criadores de conteúdo estão aproveitando sua popularidade; até mesmo pelúcias Huggy Wuggy sem marca estão sendo vendidas para crianças, às vezes até como brinquedos fofinhos para dormir.

Por que as crianças não devem interagir com Huggy Wuggy

Existem vários riscos que podem surgir ao expor crianças e jovens a conteúdo assustador antes que eles estejam maduros o suficiente. Entre eles, o portal italiano nostrofiglio elencou dois:

Ansiedade e Estresse: As crianças não têm maturidade emocional para processar conteúdos assustadores, mesmo que intencionalmente optem por acessá-los. Jogos de terror podem atrapalhar o crescimento emocional, criando ansiedade e estresse desnecessários.

Pensamentos obsessivos: Desencadeia toda uma série de medos que surgem principalmente à noite, perturbando o sono com pesadelos. Isso significa que eles podem de repente parecer assustados com coisas aparentemente inocentes que nunca provocaram nenhum medo antes daquele momento.

Por que as crianças adoram jogos e vídeos de terror?

A emoção do medo: exatamente como acontece quando você assiste a um filme de terror, jogar videogames assustadores significa medir a si mesmo e provar ser corajoso.

Um senso de comunidade: com a capacidade de jogar no modo multiplayer, as crianças brincam junto com outros amigos, o que não apenas as faz sentir menos medo, mas fortalece a sensação de não estar sozinha.

Quebrando as regras: se as crianças sabem que não podem fazer algo, ficam extremamente gratificadas quando podem fazê-lo de qualquer maneira e, acima de tudo, vão querer fazê-lo repetidamente.

Quando se preocupar?

É bom refletir e fazer perguntas quando a criança:

  • não parecer mais concentrada nas tarefas e atividades diárias;
  • perder o apetite;
  • preferir ficar em casa para jogar videogame;
  • ter pesadelos e sono interrompido;
  • ficar facilmente irritada e chorar por qualquer coisa;
  • agitada e ansiosa.

O que fazer?

Antes de tudo, lembremos sempre que, mesmo que usemos regularmente filtros e controles dos pais no YouTube e videogames, isso não significa que podemos dormir em paz e deixar as crianças livres. Infelizmente, vídeos impróprios para os pequenos muitas vezes podem ser alcançados de qualquer maneira, eles têm títulos cativantes e aparentemente inofensivos. Por isso, é preciso verificar com frequência a quais jogos e conteúdos nosso filho tem acesso.

Se percebermos que ele foi exposto a um conteúdo que o assusta, é necessário:

  • desligar o dispositivo;
  • encorajá-lo a pensar em outra coisa que o faça feliz;
  • conversarmos com ele para permitir que ele expresse o que sente e representar para ele um adulto de referência com o qual pode contar;

É importante que as crianças saibam que podem vir conversar conosco sem medo de serem julgadas.

Como proteger seu filho?

O Portal N10 buscou pelo personagem Huggy Wuggy no YouTube Kids, que é a versão do aplicativo para crianças, e, no resultado, vieram alguns vídeos apenas com desenhos ou de crianças brincando ou falando do jogo no Roblox ou Minecraft. Até a publicação desta reportagem, a nossa equipe também não encontrou versões do vídeo em português.

O vídeo com as imagens mais assustadoras e a letra da canção que fala em “abraçar até o último suspiro” só foi encontrada na versão padrão da plataforma voltada para adultos.

De qualquer forma, vale lembrar que as crianças não devem usar a internet, redes sociais e plataformas de vídeos com conteúdos para todas as idades sem supervisão de um responsável. O TikTok é proibido para menores de 13 anos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.