ColunasWagner Santos

Quanto tempo demora para posicionar um “website” nas primeiras posições do Google?

Muitos empreendedores, especialmente de pequenos negócios, pergunta-se quanto tempo demora para posicionar um website nas primeiras posições do Google, especialmente ao contratar planos de Marketing Digital. Afinal de contas, não podemos negar que o investimento em Marketing é relativamente alto, e se o retorno não vier em pouco tempo, pode pesar no orçamento da empresa.

Como atualmente o Google é uma das principais fontes de tráfego na Internet (são 100 bilhões de buscas mensais no mundo todo), ele é também uma das principais ferramentas de marketing para as empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos. No entanto, nem todo mundo consegue aparecer nos primeiros lugares das pesquisas, uma vez que as vagas são limitadas.

Se você quer investir em um plano de Marketing Digital, precisa entender quanto tempo demora para posicionar um website nas primeiras posições do Google. Siga a leitura para descobrir!

Quanto tempo demora para posicionar um website nas primeiras posições do Google?

Depende. É claro que essa não é a resposta que você quer ouvir quando se pergunta quanto tempo demora para posicionar um website nas primeiras posições do Google, mas essa é a verdade. Cada site tem uma relação com o Google, e o trabalho em um projeto pode variar muito por conta disso.

Por exemplo, um site recém-criado terá uma dificuldade maior para ranquear em primeiro lugar no Google do que uma página mais antiga. Ao mesmo tempo, um site com falhas na programação e penalizações do Google terá menos facilidade de ranquear do que um que não tenha esses problemas.

Tudo depende do contexto de cada site e, obviamente, do tipo de resultado em que se quer ranquear. Para estar nas primeiras posições de palavras-chave mais requisitadas, é necessário investir mais e trabalhar muito mais. Já em palavras-chave menos requisitadas e menos concorridas, o trabalho é menor e o resultado é mais rápido.

Como pode ver, é complicado afirmar em quanto tempo você pode estar nas primeiras posições do Google. Dependendo do seu site, pode levar poucos meses ou alguns anos. Seja como for, o resultado sempre compensa o esforço, pois o volume de tráfego que você pode obter é gigantesco.

Quais fatores influenciam nesse posicionamento?

Para entender melhor quanto tempo demora para posicionar um website nas primeiras posições do Google, confira abaixo os 3 principais fatores que influenciam nesse posicionamento.

Autoridade

O Google usa uma métrica chamada de “Autoridade”, composta por dezenas de outros fatores para entender quais são os sites mais confiáveis. Essas páginas sempre terão destaque em relação a outras, o que facilita no momento de aparecer em primeiro lugar no Google.

Basicamente, o que sua página precisa é ter uma autoridade relativamente na média dos seus concorrentes ou, se possível, um pouco acima deles. Isso ajudará seu site a ter uma vantagem maior e estar sempre nas primeiras posições do Google – eventualmente, só de postar alguma coisa você já aparecerá nas primeiras páginas.

A Autoridade é construída de várias formas, desde a obtenção de links em campanhas de Link Building até prova social via menções em redes sociais e em matérias jornalísticas. Portanto, trabalhe para ter um bom valor de Autoridade para se posicionar melhor no Google.

Conteúdo

O seu conteúdo é o segundo fator que influencia na sua posição no Google. Quanto menos concorrido for o tema, mais fácil é ir parar nas primeiras páginas – mas com menos tráfego também.

Dito isso, é importante que o seu conteúdo seja amplo, denso e com as informações que o seu leitor busca, preferencialmente escritas de modo a garantir que ele tenha os dados que precisa para seguir em seu funil, sem retornar ao Google.

Sempre tenha mais profundidade do que seus concorrentes e trabalhe palavras-chave complementares para conseguir os melhores resultados, privilegiando uma leitura rápida e dinâmica.

Otimização técnica

Por fim, o último elemento para colocar um site no Google é a otimização técnica. Isso significa corrigir erros de SEO na página, incluindo problemas na programação e outros detalhes do tipo.

Essa otimização é impactante em uma página, mas um pouco menos do que a Autoridade e o Conteúdo. Um site com erros técnicos, mas grande autoridade e ótimo conteúdo sempre estará em primeiro lugar.

No entanto, quando há uma equiparação entre Autoridade e Conteúdo, é a otimização técnica que determina o desempate e coloca um site à frente dos seus concorrentes. Portanto, conte com um profissional especializado para fazer esse trabalho.

Pronto! Agora que você viu quanto tempo demora para posicionar um website nas primeiras posições do Google, já sabe o que deve ser feito para conseguir o posicionamento que deseja para a sua página. Com o investimento certo, você alcançará a posição que deseja para coletar um bom volume de tráfego orgânico e fechar mais clientes para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de comentar abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.