Quanto mais tempo você passa com seus pais e avós, maior é a expectativa de vida deles
Foto: EVA KATALIN KONDOROS/ISTOCK

Quanto mais tempo você passa com seus pais e avós, maior é a expectativa de vida deles

dezembro 4, 2017 0 Por Rafael Nicácio

O trabalho e as atividades que temos todos os dias fazem com que nossa vida social seja limitada às mensagens do WhatsApp ou às interações nas redes sociais. Mas há sempre um momento em que percebemos que, entre tantas atividades, estamos perdendo uma pausa, uma conversa, um abraço: um contato direto e pessoal com aqueles que amamos. E é aí que vamos visitar nossos pais ou nossos avós … Mas seria mais saudável para eles (e para nós) se fizéssemos essas visitas com mais frequência.

Mais companhia, mais expectativa de vida

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que a solidão desempenha um papel fundamental na velhice. Para chegar a essa hipótese, ele realizaram um estudo no qual participaram 1600 adultos, com uma idade média de 71 anos. Durante a pesquisa, foram analisados: status socioeconômico, estado geral de saúde e taxas de mortalidade. Cerca de 23% dos participantes que disseram que estavam sozinhos morreram durante os seis anos do estudo, ao contrário dos 14% que disseram que viviam acompanhados ou recebiam visitas.

Foto: ISTOCK/THINKSTOCK

Os adultos mais velhos dão grande valor aos relacionamentos e conseguiram desenvolver boas habilidades relacionais -um fruto da experiência da vida deles. Para Rosemary Blieszner, professora de Desenvolvimento Humano da Virginia Tech, nossos avós tiveram toda a vida para desenvolver essas relações: “Eles são bastante tolerantes com as imperfeições e peculiaridades de seus amigos, ao contrário dos jovens adultos de hoje em dia. Quando você cresce, você possui uma maior experiência em relacionamentos. Você sabe o que vale a pena lutar e o que não vale”.

É por isso que [provavelmente] muitas vezes eles não dizem o que realmente precisam de você ou não costumam falar sobre isso… apenas precisam de alguns minutos contigo. Mas eles não precisam só de visitas dos familiares, também é importante promover relacionamentos com amigos. Isso fará com que eles se sintam melhores, amados e acompanhados.

Passar tempo de qualidade com eles também nos beneficia. Então, se você não visita seus pais e avós há muito tempo, não hesite em surpreendê-los, bater na porta deles e desfrutar de sua doce companhia, suas histórias e seus abraços apertados.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!