NotíciasColunasWagner Santos

Quantas pessoas estão conectadas no Brasil: entenda os números

Você sabe quantas pessoas estão conectadas no Brasil atualmente? O número pode surpreender você. Isso porque, apesar da Internet ser parte intrínseca na vida de tanta gente, não são todos os brasileiros que têm acesso a serviços online de maneira estável e constante. Além disso, é importante ter em mente também que, dos que têm, nem todos usam serviços pela Internet, estão conectados às redes sociais e por aí vai.

Saber quantas pessoas estão conectadas no Brasil é importante para quem trabalha com a Internet (como uma agência de SEO, por exemplo), mas também para quem pretende lançar produtos ou serviços online, além de quem trabalha com a parte de tecnologia no setor também. Esse é o número que serve como “ponto de partida”, por assim dizer, para tantos outros que você usará.

Quer saber quantas pessoas estão conectadas no Brasil e outros números sobre o uso de Internet no País? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção até o fim!

Quantas pessoas estão conectadas no Brasil?

O Brasil tem cerca de 211 milhões de pessoas. No ranking de países mais populosos do planeta, estamos na sexta posição, atrás da China, Índia, EUA, Indonésia e Paquistão. É verdade que o nosso ritmo de crescimento vem diminuindo bastante, o que faz com que a população da Nigéria venha se aproximando da nossa e possa nos ultrapassar em breve, mas ainda somos um dos maiores países em termos populacional e de mercado do planeta.

Com base nisso e pensando na sua experiência online, quantas pessoas você acredita que estejam conectadas à Internet no Brasil? Dê um palpite.

O número correto é de 134 milhões de brasileiros, o equivalente a 74% de toda a nossa população ou praticamente 3 em cada 4 habitantes do país.

É muito provável que o número seja menor do que o que você imaginava, mas é verdade. Esse é o total de pessoas que acessam a Internet uma vez a cada 3 meses, no mínimo, que é o padrão considerado para estar “conectado”. Se contarmos quantas pessoas usam algum aplicativo de conexão constante, ainda que não use a Internet propriamente dita, esse número sobe para 166,69 milhões, ou 79% da população.

É interessante ter em mente que o crescimento da inclusão digital no Brasil tem sido bem estável e acima do PIB nacional. Há 10 anos, o Brasil tinha 41% da sua população na Internet, o que significa que crescemos 3,3% ao ano em população digital por ano. Ou seja: quase dobramos a quantidade de gente online.

O número é proporcionalmente maior em áreas urbanas, claro (77% da população das cidades tem conexão) do que em áreas rurais (apenas 53% dos moradores dessas regiões têm acesso à internet). Também varia em termos de instrução digital: 97% de todos aqueles com curso superior acessam a Internet, enquanto somente 16% daqueles analfabetos ou com educação infantil fazem o mesmo.

Quantas pessoas usam serviços públicos digitais?

Um dos maiores motivadores para a inserção de pessoas na Internet são os serviços públicos digitais. De acordo com dados oficiais, 70 milhões de brasileiros utilizam esses serviços frequentemente.

Dentre os serviços mais populares estão o Meu INSS (que é o portal para gerenciamento de todos os benefícios previdenciários), além de outros serviços da plataforma Gov.br.

Quantas pessoas têm celulares?

É difícil precisar ao certo quantas pessoas têm celulares no Brasil, mas dá para saber quantos smartphones estão ativos no país atualmente. E o número surpreende: são 234 milhões de smartphones e 424 milhões de dispositivos digitais (Smart TVs, tablets, smartphones, computadores, etc.) ativos.

Ou seja: existem mais celulares em ação no país atualmente do que pessoas, o que significa que, na média, cada brasileiro tem 1,1 smartphone. Como é claro que não dá para ter 0,1 celular, existem pessoas com 2, 3, 4 ou 5 aparelhos, enquanto outros têm somente 1 ou nenhum.

Quais os aplicativos mais usados?

As redes sociais estão entre os aplicativos mais usados do país, de longe. No entanto, o aplicativo com mais usabilidade é o WhatsApp, não o Facebook ou o Instagram.

O mensageiro está presente em 99% de todos os smartphones no país, o que mostra que praticamente todos os brasileiros conectados com a Internet têm acesso ao WhatsApp para conversar com amigos, familiares e outras pessoas.

Pronto! Agora que você já sabe quantas pessoas estão conectadas no Brasil, já têm um panorama melhor do mundo digital nacional e como ele pode ser usado no dia a dia. Lembre-se de que há divisão de público pela parte rural e urbana, além de que, em breve, o 5G chegará para mudar muita coisa no nosso mundo digital, não só conectando mais gente, como inserindo equipamentos físicos na Internet também.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Credito: People vector created by pch.vector – www.freepik.com

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.