NotíciasColunasWagner Santos

Quantas pessoas estão conectadas no Brasil: entenda os números

Você sabe quantas pessoas estão conectadas no Brasil atualmente? O número pode surpreender você. Isso porque, apesar da Internet ser parte intrínseca na vida de tanta gente, não são todos os brasileiros que têm acesso a serviços online de maneira estável e constante. Além disso, é importante ter em mente também que, dos que têm, nem todos usam serviços pela Internet, estão conectados às redes sociais e por aí vai.

Saber quantas pessoas estão conectadas no Brasil é importante para quem trabalha com a Internet (como uma agência de SEO, por exemplo), mas também para quem pretende lançar produtos ou serviços online, além de quem trabalha com a parte de tecnologia no setor também. Esse é o número que serve como “ponto de partida”, por assim dizer, para tantos outros que você usará.

Quer saber quantas pessoas estão conectadas no Brasil e outros números sobre o uso de Internet no País? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção até o fim!

Quantas pessoas estão conectadas no Brasil?

O Brasil tem cerca de 211 milhões de pessoas. No ranking de países mais populosos do planeta, estamos na sexta posição, atrás da China, Índia, EUA, Indonésia e Paquistão. É verdade que o nosso ritmo de crescimento vem diminuindo bastante, o que faz com que a população da Nigéria venha se aproximando da nossa e possa nos ultrapassar em breve, mas ainda somos um dos maiores países em termos populacional e de mercado do planeta.

Com base nisso e pensando na sua experiência online, quantas pessoas você acredita que estejam conectadas à Internet no Brasil? Dê um palpite.

O número correto é de 134 milhões de brasileiros, o equivalente a 74% de toda a nossa população ou praticamente 3 em cada 4 habitantes do país.

É muito provável que o número seja menor do que o que você imaginava, mas é verdade. Esse é o total de pessoas que acessam a Internet uma vez a cada 3 meses, no mínimo, que é o padrão considerado para estar “conectado”. Se contarmos quantas pessoas usam algum aplicativo de conexão constante, ainda que não use a Internet propriamente dita, esse número sobe para 166,69 milhões, ou 79% da população.

É interessante ter em mente que o crescimento da inclusão digital no Brasil tem sido bem estável e acima do PIB nacional. Há 10 anos, o Brasil tinha 41% da sua população na Internet, o que significa que crescemos 3,3% ao ano em população digital por ano. Ou seja: quase dobramos a quantidade de gente online.

O número é proporcionalmente maior em áreas urbanas, claro (77% da população das cidades tem conexão) do que em áreas rurais (apenas 53% dos moradores dessas regiões têm acesso à internet). Também varia em termos de instrução digital: 97% de todos aqueles com curso superior acessam a Internet, enquanto somente 16% daqueles analfabetos ou com educação infantil fazem o mesmo.

Quantas pessoas usam serviços públicos digitais?

Um dos maiores motivadores para a inserção de pessoas na Internet são os serviços públicos digitais. De acordo com dados oficiais, 70 milhões de brasileiros utilizam esses serviços frequentemente.

Dentre os serviços mais populares estão o Meu INSS (que é o portal para gerenciamento de todos os benefícios previdenciários), além de outros serviços da plataforma Gov.br.

Quantas pessoas têm celulares?

É difícil precisar ao certo quantas pessoas têm celulares no Brasil, mas dá para saber quantos smartphones estão ativos no país atualmente. E o número surpreende: são 234 milhões de smartphones e 424 milhões de dispositivos digitais (Smart TVs, tablets, smartphones, computadores, etc.) ativos.

Ou seja: existem mais celulares em ação no país atualmente do que pessoas, o que significa que, na média, cada brasileiro tem 1,1 smartphone. Como é claro que não dá para ter 0,1 celular, existem pessoas com 2, 3, 4 ou 5 aparelhos, enquanto outros têm somente 1 ou nenhum.

Quais os aplicativos mais usados?

As redes sociais estão entre os aplicativos mais usados do país, de longe. No entanto, o aplicativo com mais usabilidade é o WhatsApp, não o Facebook ou o Instagram.

O mensageiro está presente em 99% de todos os smartphones no país, o que mostra que praticamente todos os brasileiros conectados com a Internet têm acesso ao WhatsApp para conversar com amigos, familiares e outras pessoas.

Pronto! Agora que você já sabe quantas pessoas estão conectadas no Brasil, já têm um panorama melhor do mundo digital nacional e como ele pode ser usado no dia a dia. Lembre-se de que há divisão de público pela parte rural e urbana, além de que, em breve, o 5G chegará para mudar muita coisa no nosso mundo digital, não só conectando mais gente, como inserindo equipamentos físicos na Internet também.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Credito: People vector created by pch.vector – www.freepik.com

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.