Variedades

Qual a importância da música na vida da criança e que efeito faz para o bebê?

“A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. A frase é de Platão, um dos maiores pensadores da História. E ele estava certo: a música estimula áreas do cérebro e desenvolve habilidades importantes, como a coordenação motora, a concentração e a socialização.

Sabe-se que desde a gestação todo o sistema funcional da audição já está completamente maduro. Escutar música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto, então, se a música faz bem para os adultos, faz muito mais para as crianças.

Para Wienberger (1999) as crianças possuem capacidades para perceber e responder às componentes básicas da música. Evidentemente que a música está presente nas suas vidas muito antes do falar, o que pode levantar uma questão interessante: com que idade o sistema nervoso e o cérebro começam a permitir a percepção, a memorização e o processamento da música? Alguns estudos salientam que esta atividade começa muito antes do nascimento, ou seja, ainda no útero. Moog (1976) reforça o princípio anterior, uma vez que diz que os batimentos bruscos do bebê no útero da mãe, são respostas fiéis a estímulos musicais. Outro efeito proveniente da utilização da música (canções de embalar cantadas pela própria mãe) durante a gravidez foi experimentado por Statt (1984), que chegou à conclusão de que logo após o nascimento, o bebê produz movimentos de reconhecimento daquelas canções, uma vez que se a mãe parar no meio de uma dessas canções ou mudar inesperadamente para uma outra que a criança desconheça, ela pára ou move-se em jeito de resposta ao sucedido.

Associado a esse caráter aparentemente informal da música está a sua importância no desenvolvimento neurológico. No período logo após o nascimento, a criança encontra- se num momento sensível de aprendizagem. A música é um estímulo muito forte para ativar os circuitos cerebrais.

Edwin Gordon investigou o desenvolvimento musical de recém-nascidos e de crianças em idade escolar e realça, que é na altura do nascimento que o ser humano revela o seu maior potencial para a música e que, por isso, esse é um momento que não pode ser desperdiçado.

Ora, segundo o pedagogo norte-americano, “as crianças aprendem música duma forma muito semelhante à que aprendem a língua.” No entanto, o que se verifica é que, “além de se cantar muito menos do que se fala para os recém-nascidos, estes também têm ocasião de ouvir muito menos música tocada do que linguagem falada. Quando ouvem música, é mais frequente que isso se deva a um acaso do que a uma intenção. Daqui resulta que a maior parte das crianças não têm oportunidade de absorver os vários sons da música da mesma forma que os da linguagem.

A música é uma linguagem e tem em comum com a linguagem verbal os sons (fonologia), a estrutura que articula um discurso (sintaxe) e a possibilidade de veicular significados e emoções (semântica). Por isso, uma educação musical pré-verbal ajuda a estruturar o pensamento e favorece a aprendizagem das habilidades linguísticas, matemáticas e espaciais. É necessário atenção por parte do adulto para uma tarefa que está ao alcance de todos e que representa uma grande ajuda para o desenvolvimento de diferentes capacidades.

No que se refere ao desenvolvimento cognitivo, os estudos têm demonstrado que a música pode estimular a aprendizagem, o raciocínio lógico, a memória e o raciocínio abstrato. De facto, cada vez mais, a música é introduzida na educação infantil, em meios de ensino pré-escolar e escolar, e isto explica-se, não só pelo seu caráter lúdico (muito atrativo e apelativo para bebês e crianças), mas também pelo seu potencial de estímulo à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências cognitivas básicas.

No que diz respeito ao desenvolvimento afetivo, os estudos têm demonstrado que a música, pelo seu caráter relaxante, pode ajudar a acalmar os bebês. Muitas mães já repararam que, colocar o bebé do lado esquerdo do seu peito, deixa-o mais calmo e tranquilo. Nesta posição o bebé ouve o mesmo som que ouvia quando ainda no útero materno, ou seja, o som do coração da mãe. De forma semelhante, com a exposição a músicas e melodias suaves, os bebés tendem a permanecer mais calmos. Assim, podemos afirmar que a música e o afeto parecem andar lado a lado quando falamos do desenvolvimento afetivo das crianças.

Pela sua componente lúdica, tão intrínseca à criança , torna- se num verdadeiro vinculo com a mãe permitindo uma exploração mais segura do mundo.

Ao nível do desenvolvimento emocional, a música promove múltiplas formas de expressão. Neste processo desenvolve-se um potencial criativo que a irá ajudar a raciocinar e resolver melhor as suas dificuldades.

Ao nível do desenvolvimento social destaca-se a sua forte influência no campo da maturação social , uma vez que a insere na sua própria cultura e ritos comunitários. A música consolida vínculos afetivos de muitas gerações.

Com informações do Blog Esmeralda Azul 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.