DestaquesUniverso

Próximo do Sol, planeta Proxima B pode hospedar vida

(ANSA) – O planeta que orbita ao redor da estrela mais próxima do Sol pode ter condições para hospedar vida, indica uma simulação da atmosfera do planeta Proxima B, que orbita a estrela Proxima Centauri.

A pesquisa foi conduzida utilizando um modelo que há anos é referência para o estudo de meteorologia na Terra. Publicada na revista “Astronomy & Astrophysics”, o estudo foi conduzido pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, pelo professor e astrofísico Ian Boutle, e é a primeira tentativa de explorar virtualmente a atmosfera de um planeta exterior ao Sistema Solar.

Descoberto em agosto de 2016, o Proxima B é um planeta rochoso com uma massa similar como a da Terra e à distância certa da sua estrela para poder ter água no estado líquido na sua superfície. Por isso, se começou a pensar na possibilidade de que este planeta, que fica a “apenas” 4,2 anos luz da Terra, também tenha uma atmosfera parecida com a terrestre. Na espera dos dados dos telescópios que poderão ajudar a encontrar a resposta definitiva, foi utilizado o modelo meteorológico mais comum para estudar a atmosfera da Terra para criar os cenários do planeta.

A primeira simulação partiu da hipótese de que o Proxima B tenha uma composição semelhante a terrestre, uma outra, ao contrário, levou em conta uma atmosfera mais simples, composta de nitrogênio com traços de dióxido de carbono. As simulações dos dois cenários, realizadas levando em conta diversas configurações orbitais, indicaram que o Proxima B pode ser um planeta habitável e ter um clima estável.

No entanto, os pesquisadores britânicos ressaltaram que os dados conseguidos por eles ainda são preliminares e que ainda é muito cedo para tirar conclusões.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.