Prouni: inscrições para as bolsas remanescentes começam nesta terça (15)

Prouni: inscrições para as bolsas remanescentes começam nesta terça (15)

setembro 14, 2020 0 Por Rafael Nicácio

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não conseguiu uma vaga na faculdade em 2020, vai ter mais uma oportunidade de iniciar os estudos no ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Ministério da Educação (MEC) vai abrir nesta terça-feira, 15 de setembro, as inscrições para o acesso a 90 mil bolsas remanescentes do segundo semestre de 2020. O cadastro deve ser efetuado até o dia 30 desse mês no site do Prouni.

O edital do processo seletivo já foi publicado, e de acordo com o MEC, o prazo de candidatura será único para estudantes que já estão matriculados na faculdade para qual deseja fazer a inscrição, como também para aqueles que ainda não conseguiram uma vaga no ensino superior. As oportunidades são para bolsas de estudo integrais (100%) e parciais, que correspondem a metade do valor da mensalidade do curso.

Quem pode participar das bolsas remanescentes do Prouni?

Confira abaixo quem está apto para pleitear uma bolsa remanescente do Prouni 2020.2:

• candidatos que foram selecionados nas chamadas regulares do Prouni, mas que não conseguiram ocupar a vaga por não formação de turma;
• quem fez alguma edição do Enem, a partir de 2010 e conquistou nota igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas e superior a zero na redação; e
• professores de escolas públicas para cursos na modalidade de licenciatura.

Além disso, é preciso atender aos critérios do programa em relação a renda familiar. Para concorrer às bolsas integrais é necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. No caso das bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O que é o Prouni?

O Prouni é um dos programas do governo federal que viabiliza o acesso de brasileiros ao ensino superior. Por meio dele é possível conquistar bolsas de estudo para uma faculdade particular. Quem é contemplado com o benefício, fica com ele até concluir a graduação, pagando metade do valor do curso, ou até mesmo estudando sem pagar nada. Vale lembrar que, para continuar usufruindo do auxílio estudantil, deve ser feito a renovação da bolsa semestralmente de forma gratuita.

Confira mais informações sobre o Prouni.