Mundo

Protesto contra jovens desaparecidos termina em vandalismo e com 3 detidos no México

Mexico-Flag1-e1289307859565

O clima esquentou na noite da última segunda – feira (1) no México. O motivo da exaltação de ânimos das pessoas, é o desparecimento de 43 estudantes, que ocorreuno dia 26 do mês setembro. depois de um ataque de policiais da cidade de Iguala, que supostamente receberam ordens do prefeito daquela cidade, e depois da ação, entregaram os 43 detidos para integrantes do cartel Guerreros Unidos, que segundo depoimentos, mataram e queimaram todos.

Este seria já o motivo principal, mas se tornou apenas mais um dos motivos para que as pessoas protestassem em vários lugares do país contra o governo do presidente  Enrique Peña Nieto, que no dia de ontem completou dois anos. Mas o mandato dele não anda muito bem, houve uma queda na popularidade do governo, de 46 para 41% segundo o jornal El Universal.

Manifestantes queimam boneco do presidente mexicano Enrique Peña Nieto, durante protesto em Tijuana nesta segunda-feira (1) (Foto: Jorge Duenes/Reuters)

Manifestantes queimam boneco do presidente mexicano Enrique Peña Nieto, durante protesto em Tijuana nesta segunda-feira (1) (Foto: Jorge Duenes/Reuters)

O protesto feito foi para que o governo encontrasse os 43 jovens desaparecidos no mês de setembro. Mas o que era pra ser uma manifestação pacífica, acabou se tornando uma série de atos de vandalismo e duelo entre manifestantes e policiais. Aqueles que protestavam na capital do país, a cidade do México, estavam encapuzados, armados com pedaços de pau e bastões de beisebol. Consequentemente destruíram, lojas e agências bancárias, e também criaram focos de incêndios na ruas da cidade, através da utilização de bombas incendiárias.

Três pessoas foram detidas, todas com menos de 20 anos de idade, e não tiveram seus nomes revelados. E ao fim de tudo, uma certeza é que com essa atitude os envolvidos no protesto perderam “crédito” com os que apoiavam a manifestação.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.