Prosus atende mais de 6 mil pessoas em Natal

setembro 25, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Prosus atende mais de 6 mil pessoas em Natal

Vinculado à Prefeitura do Natal, o Prosus é um serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem como objetivo a distribuição de medicamentos específicos para a população de forma gratuita. Implementado em 2012 na cidade, cresceu de forma significativa nos últimos anos em busca de atender a demanda necessária.

“Inicialmente, o Prosus surgiu na necessidade de atender o protocolo de glaucomas. Depois, houve um avanço no serviço com várias ações públicas, assim como o surgimento de novos programas e protocolos”, explica o farmacêutico Antônio Marcos, responsável pelo Prosus.

Em protocolos divididos, o Prosus conta com 865 pacientes para insulina, 2.101 para insumos, 2.028 para glaucomas, 1.096 para fraldas descartáveis, 140 para pacientes para bexigas neurogênicas, 157 para trombofilia em grávidas e 92 pacientes para mal de Parkinson. Totalizando 6.479 pacientes cadastrados.

Para contar com o benefício, o usuário terá que seguir algumas etapas. Depois disso, o paciente é acolhido e acompanhado pela equipe. “Para participar, o usuário deve passar primeiro pelo serviço social, seguir o protocolo determinado para cada programa, e por fim fazer o cadastro. Aqui mesmo, o paciente recebe o que chamamos de acolhimento. E o atendimento é individualizado com atenção farmacêutica. De forma didática, a gente mostra todas as informações para o paciente. Desde a aplicação até o destino dos materiais que são descartáveis”, finaliza Antônio Marcos.

O atendimento à população é feito no Hospital dos Pescadores, localizado na rua São João de Deus, n° 80, no bairro das Rocas, na zona Leste de Natal.