Agenda Cultural, Destaques

Projeto une teatro, gastronomia e a história de Natal na 2ª Guerra Mundial

JACY e a Segunda Guerra em Natal

Após cinco anos percorrendo diversos estados brasileiros com a peça JACY, o Grupo Carmin lança o projeto comemorativo JACY e a Segunda Guerra em Natal. A proposta inédita une turismo cultural, exposição, gastronomia, teatro e acontecerá nos dias 20 e 21 de dezembro.

A programação tem início com um city tour pelo Centro Histórico de Natal (Cidade Alta, Ribeira e Rio Potengi); o destino seguinte é a Casa da Ribeira, onde estará a exposição Aviões da 2ª Guerra, do artista plástico Marcelus Bob e uma coleção de fotos da cidade durante esse período. Ao mesmo tempo será promovida uma degustação de comidas típicas locais. A programação se encerra com a apresentação da peça JACY.

De acordo com Henrique Fontes (Grupo Carmin), JACY e a Segunda Guerra em Natal tem fortes chances de se tornar um marco inaugural no turismo de Natal. “Pela primeira vez estamos articulando uma ação cultural e turística em parceria com o trade, envolvendo a história de Natal, o bairro da Ribeira, seus equipamentos culturais e os artistas da cidade”, afirma. Apesar do caráter turístico do projeto, a programação é aberta para todas as pessoas.

City Tour

A base americana instalada em Natal durante a segunda guerra mundial transformou a cidade e os costumes da época. A capital potiguar com fortes tendências europeias, mais precisamente francesas aderiu ao american way of life. Além dos prédios e monumentos históricos, o City Tour irá destacar curiosidades da época como o fato dos natalenses terem sido os primeiros a consumir Coca-Cola na América Latina. O jazz e o blues passaram a ser a trilha sonora dos bares da Rua Chile, também testemunha de muitas brigas entre brasileiros e americanos, e o nosso idioma adotou expressões e palavras em inglês.

Exposição

segunda guerra mundial em natal

Instalações de Parnamirim Field

O icônico artista plástico natalense, Marcelus Bob, apresentará 10 trabalhos originais reproduzindo artisticamente modelos de aeronaves que passaram pelo estado no período em que os norte-americanos utilizaram o Rio Grande do Norte como “trampolim da vitória”, na campanha da 2ª Guerra Mundial. A relação emocional do artista com estas aeronaves remonta à história de seu pai, José Pedro de Farias Filho (Artesão Farias) que, encantado com os aviões que sobrevoavam os céus da cidade no período, começou a criar modelos em madeira que rapidamente conquistaram os pilotos e os mais altos oficiais que passaram a encomendar seus modelos. A exposição surgiu de um convite ao artista e também foi aprovada pelo edital Economia Criativa do Sebrae.

JACY

JACY e a Segunda Guerra em Natal

A peça JACY conta a história real de uma mulher de noventa anos, cujos pertences foram encontrados dentro de sua maleta abandonada em março de 2010, em uma das esquinas da Av. Prudente de Morais, em Natal. Os atores Henrique Fontes e Quitéria Kelly contam a história das nove décadas dessa mulher extraordinária que teve sua vida marcada pela Segunda Guerra Mundial, quando se apaixonou e posteriormente casou-se secretamente, com um capitão americano que havia pousado em Natal, assim como mais de 10 mil oficiais que estiveram na cidade do sol entre 1941 e 1947. A peça, através da vida real de Jacy, retrata a influência americana na cidade de Natal, seu processo de urbanização.

Serviço

Jacy e a Segunda Guerra em Natal

Data: 20 e 21/12

Início: 16h

Investimento:

R$ 60 (Peça + City Tour Histórico + Visita Guiada + Lanche Temático)

R$ 40 (Peça).

Vendas: www.sympla.com.br/teatrocarmin | WhatsApp: (84) 98734 6660

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.