Notícias

Projeto propõe mudanças na administração dos serviços de aprendizagem da saúde

A Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 559/15, que propõe que a Confederação Nacional de Saúde (CNS) crie e administre o Serviço Social da Saúde, o Sess, e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Saúde, o Senass, que atuariam em parceria com os setores público e privado.

Hoje, os estabelecimentos que compõem os serviços de saúde suplementar privados estão ligados ao sistema Sesc/Senac e portanto à Confederação Nacional do Comércio (CNC), recolhendo 2,5% de suas folhas de
pagamento ao chamado Sistema S do Comércio.

Autor do projeto de lei, o deputado Jorge Solla (PT-BA), reforça a necessidade de deslocar o processo decisório das mãos dos dirigentes do comércio para os da saúde. Segundo a Confederação Nacional de Saúde, a arrecadação de cerca de 100 mil empresas privadas de saúde representa 6% do orçamento do Sesc/Senac, porém apenas 3,4% das vagas abertas pelo Sistema S do Comércio são para área da saúde.

Mais recursos
A aprovação do projeto, segundo Jorge Solla, pode render orçamento de R$ 400 milhões para o Sistema S da Saúde, que serão gastos com qualificação profissional. Ele explica que a ideia é fazer uma parceria com as escolas do Sistema Único de Saúde já existentes, as escolas técnicas do SUS e as escolas de saúde pública dos vários estados para formar um grande programa de capacitação.

“São trabalhadores no setor saúde que atuam tanto no setor público quanto no privado, e quando não fazem ao mesmo tempo na sua trajetória profissional, migram entre os dois setores. Por isso, esses investimentos e essas parcerias para fazer o maior processo de qualificação da força de trabalho que esse país já teve”, disse.

Pela proposta, caberá ao Serviço Social da Saúde desenvolver programas voltados à promoção social e pessoal dos funcionários de empresas de saúde. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem da Saúde vai organizar escolas de aprendizagem e centros de treinamento.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação ; e de Constituição e Justiça.

Da Agência Câmara Notícias

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.