Notícias

Projeto oferece atendimento gratuito para mudança de nome e gênero em Natal

Serviço é realizado pelo Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Potiguar

Para marcar o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero, celebrado nesta quinta-feira (31), o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Potiguar (UnP) dá continuidade ao atendimento gratuito para mudança de nome e gênero nos registros civis de pessoas trans, em Natal.

O serviço, que começou na última segunda-feira (28) e segue até o fim do semestre 2022.1, tem o objetivo de disseminar a conscientização contra a discriminação enfrentada por essa comunidade.

Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, presencialmente na sede do NPJ, localizado na Unidade Roberto Freire, zona Sul da capital. Os interessados também podem agendar por meio de mensagem de texto no WhatsApp (84) 99499-2012.

Para fazer a mudança de nome e gênero, é importante ter em mãos os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento atualizada;
  • Certidão de Casamento atualizada, se a pessoa for ou tiver sido casada;
  • Cópias do RG e CPF; de carteira de identidade social, se tiver; do passaporte brasileiro, se tiver; e do Título de Eleitor;
  • Comprovante de Endereço atualizado;
  • Comprovante de Renda;
  • Certidões Cíveis e Criminais da Justiça Federal;
  • Certidões Cíveis e Criminais da Justiça Estadual;
  • Certidões de execução criminal da Justiça Estadual;
  • Certidão de quitação da Justiça Eleitoral;
  • Certidão de ações trabalhistas;
  • Certidões da Justiça Militar.

Conquista inédita

Em 2014, o Núcleo de Prática Jurídica da UnP obteve uma conquista inédita. Rochelly Eleonora Silva de Barros deixou para trás o nome masculino, sem precisar se submeter à cirurgia de redesignação sexual. Essa foi a primeira vez no Rio Grande do Norte que uma pessoa trans conseguiu essa mudança legalmente.

Outros serviços

Além do Direito Cível, a população em geral de baixa renda também tem à disposição no NPJ atendimento jurídico gratuito nas áreas do Direito de Sucessões, Direito do Consumidor, Direito de Família, entre outras.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.