Notícias

Projeto desenvolvido por estudante do RN é avaliado por gigante da aviação mundial

“Uma ideia na cabeça e a força de vontade para dar certo”. Essa frase resume bem a história de David Emerson da Silva Oliveira, 23 anos, mossoroense, estudante do curso de Ciência & Tecnologia da Ufersa em Caraúbas. Desde pequeno que o jovem aluno tem o desejo de trabalhar na aviação e vem lutando para alcançar esse objetivo. E um passo importante foi dado em 2016 quando ele conseguiu apresentar um projeto para a Airbus, uma das maiores empresas de aviação do mundo.

David desenvolveu um procedimento para auxiliar nos pousos e nas decolagens das aeronaves e passou um ano tentando mostrar a sua ideia aos dirigentes da empresa no Brasil. Foram muitas tentativas e negações até que chegou a oportunidade. Durante uma visita de representantes da Airbus ao Ceará, em agosto do ano passado, David conversou com o grupo e desde então vem mantendo contato. O estudante apresentou o seu projeto, denominado de FlyBy, juntamente com os professores Diego David Silva Diniz, representando a Ufersa Caraúbas, e Diego Paes de Andrade Pena, ex-docente do Câmpus Caraúbas e, atualmente, professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

O projeto agradou a equipe da Airbus que pediu sigilo ao jovem pesquisador. Com isso, David preferiu não divulgar o encontro e nem muitas informações sobre o projeto. Depois da reunião, ficou decidido que a ideia seria patenteada para só depois ser encaminhada a matriz da empresa na Europa.

“Não foi um projeto que nasceu ontem, estamos entrando para o terceiro ano de aperfeiçoamento da ideia, respaldando-se sempre na segurança e eficiência do transporte aéreo mundial. Este encontro com os dirigentes do grupo europeu serviu para nos reiterar que estamos no caminho certo, onde esperamos que este seja apenas o primeiro encontro de muitos que virão”, esclareceu David Emerson.

A ideia da patente foi iniciada em agosto de 2016 e deve ser concluída em alguns anos. Enquanto isso, David continua estudando e aperfeiçoando a ideia. A missão agora é perseverar para conseguir alcançar o sonho da aviação. E se depender do esforço do rapaz e de uma grande coincidência, o projeto tem tudo para dar certo. David Emerson nasceu no mesmo dia de Santos Dumont, o pai da aviação: 20 de julho. Santos Dumont nasceu em 1873, David em 1993, exatamente 120 anos depois.

Parceria entre a UFERSA e a Airbus

Paralelo ao projeto do estudante, uma comissão foi criada para viabilizar a assinatura de uma parceria entre a Ufersa e a Airbus. A comissão, formada pelo Diretor da Ufersa Caraúbas, Daniel Freire Martins; pelo docente Diego David, pelo Assessor da Reitoria, Thiago Marques e também pelo jovem estudante, David Emerson, tem o objetivo de estudar uma possível parceria intelectual entre o grupo europeu e a Universidade.

“Uma parceria com o grupo europeu seria de grande importância para a universidade. Caso realmente ocorra, isso possibilitará o aumento do incentivo à pesquisa, estágios e ao desenvolvimento para novas tecnologias, contribuindo para o crescimento de ambas as partes”, comentou o professor Diego David da Ufersa em Caraúbas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.