Notícias

Projeto de aluno do IFRN foi selecionado pelo Governo Federal

Sempre envolvido com atividades e projetos ligados às atividades físicas, o aluno do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, Genildson de Oliveira Silva, criou o projeto Cidade do Brincar: Praticando Esporte para Cidadania, com a orientação da professora Kadydja Karla Nascimento Chagas. A proposta era submeter a ideia à seleção nacional realizada pelo Governo Federal.

Ontem (24), o graduando do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN recebeu a notícia que o seu projeto foi um dos 3 selecionados no Rio Grande do Norte para ser contemplado pelo Programa Brincando com Esporte, do Ministério do Esporte. “Eu venho seguindo uma linha de projetos de Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Como participei de cursos em comunidades sempre pensei em criar o meu próprio programa. O principal objetivo do projeto ao ser criado era democratizar o esporte e o lazer e oferta-los para as crianças e adolescentes”, disse Genildson.

A partir de dezembro, o Cidade do Brincar ganhará vida, começando pela seleção de 400 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, residentes dos bairros Cidade Alta, Rocas, Mãe Luiza e Alecrim – regiões próximas ao campus – que terão a chance de estarem inseridas em um mundo de brincadeiras, arte, cultura e esportes. As atividades, que terão duração de um mês contando a partir do dia 2 de janeiro de 2017, serão executadas por equipes que serão subdividas em núcleos e formadas por pessoas que estudam ou são capacitadas nas áreas de esporte e lazer.

O cronograma de atividades já está montado, as crianças e adolescentes inscritas no projeto poderão usar do esporte e das brincadeiras como ferramenta de desenvolvimento de seus saberes pessoais, cognitivos e sociais. As turmas poderão praticar esportes de aventura dentro da escola – com instrutores de slackline e de escalada em parede – jogos de mesa, populares, dança e alongamento, além de entrarem em contato com o lado cultural através do Museu de Brinquedo e do Trem, ambos situados em unidade do Campus Cidade Alta.

Para ser selecionado, o ‘Cidade de Brincar: Praticando Esporte com Cidadania’ passou por um processo seletivo concorrendo com projetos inscritos por Universidades, Institutos Federais e escolas de todo o Brasil. A primeira etapa teve participação fundamental do Campus Natal-Cidade Alta, que precisou comprovar sua situação orçamentária com o Governo. Logo em seguida, o projeto técnico foi submetido à análise, já informando seus objetivos, critérios, orçamento e cronograma.

“Com a divulgação do resultado senti muita alegria. Minha expectativa é que possa iniciar o ano com o pé direito, junto com o Campus. Em janeiro, colocaremos em prática um projeto como esse, com suporte do Governo Federal. Estou muito feliz”, finalizou o estudante de graduação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.