Destaques, Educação

“Programa Sakura” leva estudantes brasileiros para o Japão

Quase todo mundo sonha em conhecer outro país. E, na maioria das vezes, a lista é bem extensa e diversificada. E se o destino mais possível agora fosse o Japão? É essa oportunidade que dez alunos brasileiros de cursos técnicos integrados ao ensino médio terão. Os 41 institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica espalhados pelo Brasil podem inscrever um estudante no Programa Sakura de Ciência até o dia 4 de setembro, próxima quarta-feira.

Realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão, o programa tem como objetivo promover intercâmbio de sete dias para estudantes brasileiros na área de ciência e tecnologia avançada.

O edital do intercâmbio pode ser acessado no site do Conif e os alunos interessados devem procurar a assessoria internacional de sua instituição. O resultado será divulgado no dia 16 de setembro e a data provável para ida dos estudantes é 23 de novembro com retorno previsto ao Brasil no dia 30 do respectivo mês.

Inscrições

A escolha do candidato é de responsabilidade de cada instituição da Rede Federal. Os critérios classificatórios incluem a participação em projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica e em eventos técnico-científicos – nacionais, internacionais, regionais e locais -, além da proficiência em língua inglesa.

Para participar é necessário ter, no mínimo, 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas, possuir certificação de proficiência em inglês e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.