Notícias

Programa “Muído Potiguar” segue destacando a história dos bairros de Natal

Protagonizado pela artista e influenciadora digital Fernanda Guimarães, projeto traz a história dos bairros da capital de forma irreverente e descontraída

O programa Muído Potiguar surgiu com a ideia de dar vez e voz aos bairros de Natal, contextualizando a história da capital potiguar e fortalecendo o senso de identidade dos natalenses, de uma forma irreverente e descontraída. Protagonizado pela artista e influenciadora digital Fernanda Guimarães, o programa estreou no início de novembro e no seu primeiro mês apresentou 3 episódios – nos bairros do Alecrim, Quintas e Igapó – alcançando mais de 15 mil visualizações no seu canal e mais de 50 mil impressões nas suas redes sociais, trazendo um engajamento real do público potiguar com a história e as curiosidades de cada bairro.

Neste mês de dezembro o programa segue com 3 episódios, sempre nos dias 10, 20 e 30, com exibição no canal oficial do projeto no YouTube e no canal 100 da Cabo Telecom.

O primeiro bairro a ser retratado no mês de dezembro é o bairro de Candelária – que apesar de ser um bairro residencial, inicialmente habitado por funcionários públicos e militares da reserva – também é uma área de tráfego pra pessoas de outros bairros, ligando o centro de Natal à Parnamirim pelas Avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais, além de ser um bairro com vários bares, quatro emissoras de TV, fórum e o Ministério Público.

O episódio traz a beleza da Praça dos Eucaliptos, com a participação do influenciador digital Pedro Monteiro; a feirinha de agricultura familiar dentro da Governadoria, trazendo a importância da agricultura familiar e do MST na alimentação do nosso povo; e ainda os bastidores da Cabo Telecom (patrocinadora do programa), onde Fernanda fala da atividade de call center, que ela já exerceu.

No dia 20 de dezembro, o segundo episódio traz as histórias de Mãe Luíza – bairro que tem nome de uma parteira, lugar de muitas ladeiras e escadarias (por se tratar de um bairro construído nos topos das dunas mais altas da nossa cidade) e que tem muitas histórias de luta, não só do povo que muitas vezes é retirado do seu lugar pra “valorizar” a região, mas também luta contra autoridades que deveriam cuidar melhor do local para diminuir os índices de violência e evitar as “tragédias naturais” nos tempos de chuva.

O episódio conta a história da formação da comunidade, do famoso farol, e aborda os perigos do novo plano diretor pra o bairro; tem ainda um bate-papo com o pessoal do projeto “Aos Olhos do Farol”, coletivo audiovisual formado por moradores do bairro, que se uniram pra mostrar Mãe Luiza do ponto de vista de quem vive no local e a ONG “Filhos de Mãe Luíza” – que desenvolve um trabalho de educação de jovens e adultos, como lazer e cultura para jovens e adolescentes.

E no dia 30 o último episódio de dezembro, já entra no clima de verão, no bairro da Redinha – que além de ser um dos mais antigos destinos para o veraneio, sua formação como bairro se deu com a povoação por rendeiras e pescadores, por sua localização estratégica para esse tipo de atividade: o encontro do Rio Potengi com o mar.

O episódio traz a história da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, conhecida como Igreja de Pedra; um bate-papo com Miguel Carcará na comunidade da África, sobre a realidade local; e uma passagem pelo mercado da Redinha pra contar a história de um dos patrimônios da nossa gastronomia, a ginga com tapioca!

O programa Muído Potiguar tem realização da HD Produções.

Muído Potiguar

EPISÓDIO 4 – Bairro de Candelária / Dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 13h
EPISÓDIO 5 – Bairro de Mãe Luíza / Dia 20 de dezembro, segunda-feira, às 13h
EPISÓDIO 6 – Bairro da Redinha / Dia 30 de dezembro, quinta-feira, às 13h

Exibição: Canal 100 da Cabo Telecom e no canal oficial do projeto no YouTube

Os primeiros episódios você pode conferir logo abaixo:

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.