Notícias

Progesterona: como influencia a menopausa

progesterona é o hormônio feminino responsável por regular o organismo para a gestação, esta é produzida pelos ovários e é liberada durante o ciclo menstrual preparando o útero para receber um ovulo fecundado; durante a gravidez, a progesterona desempenha um papel importante na estabilidade do embrião dentro do organismo da mãe, nesta fase, a placenta também pode produzir progesterona.

Quando o ovulo é fecundado e não ocorre a gravidez, a progesterona é a encarregada de regular o endométrio,também é a responsável pelo crescimento dos seios durante a puberdade e durante a gravidez.

Esse importante hormônio deixa de ocorrer durante a menopausa, devido que os ovários começam um processo degenerativo, deixando de produzir óvulos; a falta de progesterona e de estrogênio é a responsável pelos incômodos sintomas da menopausa, entre os quais encontramos:

– Irregularidade nos ciclos menstruais, até o seu desaparecimento definitivo.
– Sofocamiento por aumento da temperatura corporal ou episódios de calor intenso.
– Transpiração excessiva.
– Irregularidade no sono.
– Aumento dos batimentos cardíacos, taquicardia.
– Mudanças de estados emocionais.
– Ressecamento da pele e muco vaginal.
– Diminuição do desejo sexual.

A diminuição de progesterona no organismo provoca os indesejáveis sintomas da menopausa

Estes sintomas variam de mulher para mulher em intensidade e duração, o que faz com que este processo seja mais incômodo para algumas mulheres do que para outras. A menopausa pode durar entre 3 e 10 anos, desde que se apresentam os primeiros sintomas e mudanças corporais, até que cessa a menstruação e os episódios de calor, principalmente.

Por ser um processo natural e não há forma de prevenção da menopausa, nem os seus sintomas, no entanto, a falta de estrogênio e progesterona,pode resultar em outros problemas de saúde como a osteoporose ou níveis irregulares do colesterol que juntamente com os incômodos sintomas que produz, é necessário fornecer tratamento durante e após a menopausa especialmente para melhorar a qualidade de vida para a mulher que passa por esta fase.

Fonte: https://www.jornaldasaudebemestar.com

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.