Notícias

Progesterona: como influencia a menopausa

progesterona é o hormônio feminino responsável por regular o organismo para a gestação, esta é produzida pelos ovários e é liberada durante o ciclo menstrual preparando o útero para receber um ovulo fecundado; durante a gravidez, a progesterona desempenha um papel importante na estabilidade do embrião dentro do organismo da mãe, nesta fase, a placenta também pode produzir progesterona.

Quando o ovulo é fecundado e não ocorre a gravidez, a progesterona é a encarregada de regular o endométrio,também é a responsável pelo crescimento dos seios durante a puberdade e durante a gravidez.

Esse importante hormônio deixa de ocorrer durante a menopausa, devido que os ovários começam um processo degenerativo, deixando de produzir óvulos; a falta de progesterona e de estrogênio é a responsável pelos incômodos sintomas da menopausa, entre os quais encontramos:

– Irregularidade nos ciclos menstruais, até o seu desaparecimento definitivo.
– Sofocamiento por aumento da temperatura corporal ou episódios de calor intenso.
– Transpiração excessiva.
– Irregularidade no sono.
– Aumento dos batimentos cardíacos, taquicardia.
– Mudanças de estados emocionais.
– Ressecamento da pele e muco vaginal.
– Diminuição do desejo sexual.

A diminuição de progesterona no organismo provoca os indesejáveis sintomas da menopausa

Estes sintomas variam de mulher para mulher em intensidade e duração, o que faz com que este processo seja mais incômodo para algumas mulheres do que para outras. A menopausa pode durar entre 3 e 10 anos, desde que se apresentam os primeiros sintomas e mudanças corporais, até que cessa a menstruação e os episódios de calor, principalmente.

Por ser um processo natural e não há forma de prevenção da menopausa, nem os seus sintomas, no entanto, a falta de estrogênio e progesterona,pode resultar em outros problemas de saúde como a osteoporose ou níveis irregulares do colesterol que juntamente com os incômodos sintomas que produz, é necessário fornecer tratamento durante e após a menopausa especialmente para melhorar a qualidade de vida para a mulher que passa por esta fase.

Fonte: https://www.jornaldasaudebemestar.com

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.