Produção de camarão cresce pelo terceiro ano seguido no RN

Produção de camarão cresce pelo terceiro ano seguido no RN

Produção de camarão cresce pelo terceiro ano seguido no RN

Rafael Nicácio outubro 15, 2020 Negócios

Com a produção de 20,7 mil toneladas, o Rio Grande do Norte se mantém como maior produtor de camarão do Brasil. Essa quantidade corresponde a 38,2% de todo o camarão produzido em território nacional. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) e fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2019) do IBGE.

As 20,7 mil toneladas geraram R$ 555,4 milhões. Esse dinheiro representa 46,8% do valor de produção de camarão do Brasil em 2019. Na comparação com 2018, houve um crescimento de 5,1% na produção do crustáceo. Esse é o terceiro ano seguido de crescimento da carcinicultura norte-rio-grandense.

Entre os dez municípios com maior produção de camarão do Brasil, seis são do Rio Grande do Norte: Pendências, Canguaretama, Arês, Mossoró, Senador Georgino Avelino e Nísia Floresta. A soma da produção desses municípios representa 71% de todo o camarão produzido no estado.

O Rio Grande do Norte também é o maior produtor de larvas de camarão do Brasil com 6,7 milhões de milheiros em 2019. Essa quantidade representa 56% da produção nacional de larvas. Juntos, o estado potiguar e o Ceará produzem 93% das larvas de camarão nacionais.

Rebanhos

Seguindo a tendência nacional e da região Nordeste, o rebanho bovino do Rio Grande do Norte teve crescimento de 7% em 2019, comparado ao ano anterior, e chegou a 929,4 mil cabeças. Esse é o menor efetivo do Nordeste e quarto menor do Brasil.

O rebanho de caprino, por sua vez, variou negativamente no período: a quantidade de cabeças diminui de 439.429 para 433.715, redução de 1,3%; em oposição à região Nordeste, que teve crescimento de 6%.

O Rio Grande do Norte verificou crescimento, em 2019, dos rebanhos ovinos (6%), suínos (7%) e de galináceos (29%).

PPM

Com periodicidade anual, a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) apresenta dados sobre os efetivos de pecuária dos municípios, a produção de origem animal (inclui a aquicultura) e o valor de produção.

Outros artigos