Procura por cursos online explode durante a pandemia

agosto 10, 2020 0 Por Romário Nicácio
Procura por cursos online explode durante a pandemia

O período de isolamento social provocou uma alteração na dinâmica de aprendizado do brasileiro: nunca houve tanta procura por cursos on-line no país.

Seja para adquirir novos conhecimentos ou capacitação profissional, com mais tempo em casa, a forma de ensino virtual explodiu no período de março a junho.

Segundo o maior buscador de cursos on-line do mundo, a Classpert, houve uma alta de 37% nas pesquisas por cursos em relação ao mesmo período em 2019. A tendência de crescimento já vinha sendo registrada desde o início do ano. Mas foi durante a pandemia que o número disparou.

“A busca por cursos on-line já era uma tendência no Brasil e no mundo”, afirma Felipe Bernardes, sócio-fundador da startup Classpert, que tem mais de 200 mil cursos listados. “Pela comodidade e variedade de ensino, o aprendizado virtual ganhou muita força. A pandemia apenas acelerou esse processo que certamente veio para ficar”.

Além do buscador global de cursos, há registros de crescimento por toda parte. No Google, por exemplo, o crescimento pelo tema foi de 130%. Já a plataforma Udemy, uma das maiores do mundo, registrou crescimento de 95% de alunos no Brasil entre março e abril de 2020.

Dados recentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que 1,7 milhão de brasileiros realizou matrículas em cursos EAD (ensino a distância), o que representa mais de 20% de todas as matrículas.

Principais áreas de interesse

Os temas que despertaram maior interesse entre os cursos buscados na Classpert são voltados para as categorias de Ciência da Computação, Saúde e Bem-Estar e Negócios, nesta ordem.

Em primeiro lugar ficou o curso de Python, do segmento de tecnologia. No ano passado, o líder do ranking era Administração Financeira.

Com exceção do interesse por Javascript, que foi mantido, o cenário das buscas apresenta diferenças, como pode ser percebido no quadro abaixo.

Cursos mais buscados em 2020Cursos mais buscados em 2019
PythonAdministração Financeira
PsicologiaMarketing Digital
Data ScienceSaúde Baseada em Evidências
DireitoFundamentos de Programação com JavaScript, HTML and CSS
JavaAprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis  
EducaçãoConceitos Básicos de Logística e Supply Chain
AdministraçãoTeoria Geral da Administração para Executivos
PedagogiaConsolidando empresas: Estrutura jurídica e financeira
JavascriptMarketing e vendas B2B
ExcelFechando novos negócios Introdução à Psicologia Analítica

Fonte: Classpert – comparativo março a junho de 2019 e 2020

“Em termos de demanda, o fato de haver três cursos da área de tecnologia nas cinco primeiras posições mostra como esse setor está aquecido. Também é interessante notar que disciplinas tradicionais do ensino presencial como Psicologia, Administração e Pedagogia passaram a ter uma demanda on-line bastante significativa”, completa Bernardes.

Destaque para saúde e educação

A categoria de Saúde e Bem-Estar ultrapassou a de Negócios em 2020, ocupando a segunda colocação entre as mais buscadas em relação ao ano passado. É um dado que reflete a demanda e o interesse do público pelo tema em um período de crise sanitária.

A área da Saúde foi uma das campeãs no número de cursos comprados. Segundo dados levantados pela Classpert, o crescimento durante a pandemia foi de 133% em relação a 2019. Cursos de capacitação profissional e até treinamento de primeiros socorros impulsionaram o crescimento.

A pandemia também influiu na necessidade por novas habilidades ou capacitações na área de Educação. Neste nicho, o curso de Tecnologia Educacional ficou em quarto lugar. Há um ano, sequer aparecia entre os 20 primeiros da lista.

Quanto à Psicologia, os cursos procurados foram Felicidade e Bem-Estar, Inteligência Emocional no Trabalho, Positividade e Inteligência Emocional. Entre eles, apenas o de Inteligência Emocional no Trabalho aparecia no TOP 10 em 2019.

Como escolher a melhor opção de curso

Uma angústia comum entre as pessoas que desejam ampliar seu nível de qualificação é conseguir escolher a opção de curso mais adequada às suas necessidades em meio a tantas ofertas disponíveis no mercado.

Para começar, é importante decidir a finalidade da empreitada que se pretende realizar. Os objetivos podem ser variados: agregar uma nova habilidade para um trabalho que já está em andamento, fazer uma atualização ou até investir em um aprendizado diferente.

Em seguida, deve-se procurar opções dentro do tema desejado. Uma facilidade nesse processo é recorrer a um buscador de cursos em que é possível fazer comparações entre plataformas diferentes, entender metodologias, tipos de conteúdo e valores – há muitas ofertas de cursos gratuitos. Outras medidas interessantes são assistir à prévia das aulas quando disponibilizadas e verificar as avaliações e comentários feitos por outros alunos, reunindo, assim, mais elementos para tomar a melhor decisão.