Direitos do Consumidor

Problemas com os Correios? Saiba quais são os direitos do consumidor

Uma taxa de R$ 3 começou a ser cobrada no dia 06 de março para que fossem realizadas encomendas na cidade do Rio de Janeiro. O argumento utilizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi de que a cidade vem enfrentando problemas de segurança pública. No dia seguinte, o Tribunal de Justiça do RJ concedeu liminar impedindo, provisoriamente, o repasse desse gasto ao consumidor, devido à ausência de fatos “convincentes”, segundo a 5ª vara Cível da cidade.

Esse é só mais um dos inúmeros problemas que os consumidores estão enfrentando com os Correios, em que o consumidor é prejudicado por atrasos, seja para receber comunicados, seja para receber produtos e encomendas.

Mesmo após o fim da greve da última semana, os atrasos persistem enquanto crescem os valores indenizados pelos correios por demora nas entregas, o que resulta em mais de R$ 200 milhões em prejuízo por ano.

Por isso, a PROTESTE, associação de consumidores, separou algumas dicas para que o brasileiro fique atento às atitudes consideradas abusivas e consiga garantir seus direitos:

Direitos do consumidor

Boleto atrasado

Devido a eventuais greves, as contas podem vencer sem que o consumidor as tenha recebido, ocasionando multas e juros pelo atraso no pagamento. A fim de evitá-las, o ideal é estar atento às datas e solicitar online a 2ª via, se possível.

Encomenda fora do prazo de entrega

Um dia de atraso na entrega poderá acarretar problemas para o consumidor, que poderá inclusive solicitar o cancelamento da compra. Caso isso ocorra, não só a empresa, mas também os Correios deverão arcar com os prejuízos sofridos pelo consumidor.

Ressarcimento

Caso o serviço não seja prestado da forma contratada, cabe ao consumidor discutir sobre um possível ressarcimento ou abatimento do valor pago. Não havendo solução, o contratante deverá procurar um órgão de defesa do consumidor para auxiliá-lo. Vale lembrar que os Correios oferecem o serviço de seguro para as encomendas, o que é útil, se levada em consideração a quantidade de atrasos pelos Correios.

PROTESTE X Correios

Em 2014, a associação também entrou na justiça, pedindo aos Correios o cancelamento da taxa para retirada de mercadorias importadas já tributadas, por considerar a cobrança abusiva, na medida em que eleva sem justa causa o preço do serviço sem qualquer contraprestação ao consumidor. Para entender mais sobre o caso, acesse aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.