Previsão da Emparn se confirma e chove bem em todas as regiões do Estado

março 7, 2019 1 Por Rafael Nicácio
Previsão da Emparn se confirma e chove bem em todas as regiões do Estado

O mês de março, geralmente o mês mais chuvoso no semiárido, começou com a folia do carnaval e também com boas chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para a felicidade dos sertanejos.

O monitoramento realizado pela Emparn, de sexta (01) até a manhã desta quinta-feira (07), mostra que as chuvas foram bem distribuídas, e o maior volume foi registrado na região Oeste Potiguar: em Felipe Guerra, choveu 113 milímetros; no Litoral Leste, choveu com mais intensidade em São Gonçalo do Amarante, 97,7mm; em Natal choveu 40,9mm. Na região Agreste também teve boas chuvas: em Bento Fernandes choveu 72 milímetros e na região Central, em Caicó, também choveu 72 mm.

A previsão para os próximos dias é de pancadas de chuva, principalmente no interior, devido a presença da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema que faz chover no semiárido nordestino, nesta época do ano.

Distribuição Sementes

E com a terra molhada, é hora de plantar, por isso o Governo do RN, por intermédio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, inicia hoje (7), a distribuição de sementes aos agricultores familiares cadastrados no Programa Banco de Sementes.

Atualmente o Rio Grande do Norte conta com 1.614 bancos de sementes, distribuídos por 159 municípios do Estado. Juntos eles atendem 52.565 agricultores cadastrados pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RN. Para aquisição das sementes foram investidos R$ 7,8 milhões, provenientes do Tesouro Estadual.