Brasil

Previsão climática indica agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A seca na região Nordeste, que já dura cinco anos, pode se agravar ainda mais entre fevereiro e abril. A probabilidade de chover abaixo do normal na região Nordeste do país é de 40%. Já as chances de chuvas acima do previsto são de apenas 25% no próximo trimestre. É o que aponta o documento divulgado na última segunda-feira (6), após reunião extraordinária do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) do MCTIC. Especialistas chamam a atenção para a situação dos reservatórios e os impactos na agricultura e no abastecimento de água para a população.

Segundo o meteorologista Marcelo Seluchi, do Cemaden, se as chuvas ficarem entre a média histórica ou até 30% abaixo dela, a situação da maioria dos reservatórios de água da parte norte do Nordeste não terá recuperação significativa nos meses de fevereiro, março e abril, considerada a estação chuvosa do semiárido. “Isso implicará em severos impactos na agricultura e na pecuária e no abastecimento de água para a população”, declarou Seluchi.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.