Notícias

Presos trabalham na manutenção do Hospital João Machado

Em um Termo de Cooperação celebrado entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e a Secretaria de Saúde Pública (SESAP), ficou estabelecido que presos do sistema prisional do Rio Grande do Norte realizem serviços de manutenção no Hospital João Machado, em Natal. A ideia é utilizar o trabalho como meio de reinserção social, evitando o ócio e a reincidência criminal.

O projeto teve a participação da Procuradoria Geral do Estado e Ministério Público do Trabalho. Esta semana, os apenados concluíram serviços de pintura, retelhamento e a recuperação de 11 macas utilizadas nos leitos da enfermaria psiquiátrica.

Oito apenados do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), todos do regime fechado e com bom comportamento, trabalham extramuros de segunda a sexta-feira na unidade hospitalar, realizando a manutenção predial, hidráulica, elétrica, além da limpeza permanente da área externa. Eles capinaram os arredores do prédio do hospital, revitalizaram um espaço de convivência, reformaram o necrotério e pintaram boa parte das paredes externas. Recentemente, construíram um acesso coberto para garantir a passagem de pacientes, profissionais de saúde e deficientes físicos as novas instalação da clínica médica.

Todo trabalho é acompanhado de perto pelos policiais penais do Grupo de Escolta Penal (GEP), Departamento de Operações Táticas (DOT) e Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Eles fiscalizam a realização do serviço, fazem o transporte e segurança, além de computar os dias trabalhados pelos apenados para remir a pena. A cada três dias de serviços prestados, os internos tem um dia da sentença remido.

“Não vejo outra solução para manter o sistema pacificado, diminuir a reincidência criminal e baixar os índices de violência, que não passem pela capacitação profissional, a educação e o trabalho no sistema prisional. Utilizar mão de obra de privados de liberdade é uma política de Estado da governadora Fátima Bezerra”, disse o secretário da SEAP, Pedro Florêncio Filho.

Cada preso exerce o trabalho de acordo com sua aptidão e capacidade, conforme determina a Lei de Execuções Penais (LEP). É o caso de um privado de liberdade especialista em serralheria. Ele é o responsável pela renovação das macas hospitalares. “Encaro esse trabalho como uma nova chance. Uma possibilidade de sair da cadeia com dignidade”, disse. O sistema prisional tem apenados com experiência como pedreiro, mestre de obra, soldador, pintor, eletricista, marceneiro, jardineiro, entre outros ofícios.

Os trabalhos no Hospital João Machado se estenderão até o final de dezembro, podendo ser renovado. “O João Machado tem 60 mil m² e uma equipe reduzida de manutenção. O trabalho dos apenados é fundamental e tem contribuído para a realização de uma série de projetos”, disse o diretor Administrativo do Hospital, Ramon Amaral. Segundo Pedro Florêncio, outras parcerias estão em trâmite na SEAP, em municípios onde a pasta tem unidades prisionais, além de uma proposta para o conserto de carteiras escolares da Secretaria de Estado da Educação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.