Notícias

Presidente dos EUA confirma doação de 500 milhões de vacinas a países pobres

A Casa Branca confirmou nesta quinta-feira (10) que os Estados Unidos vão comprar meio bilhão de doses de vacinas do consórcio Biontech/Pfizer para doá-las a 92 países de baixa e média renda e à União Africana.

O Brasil não faz parte da lista, que é formada predominantemente por nações da África e da Ásia, incluindo a Coreia do Norte e a Síria. As Américas do Sul e Central estão representadas na relação por Bolívia, Dominica, El Salvador, Granada, Guiana, Haiti, Honduras, Nicarágua, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.

“Hoje o presidente Biden vai anunciar que o governo dos EUA vai comprar meio bilhão de doses da vacina de Covid-19 da Pfizer/Biontech e doá-las para 92 países de baixa e média renda”, diz um comunicado da Casa Branca.

A lista foi definida com base em critérios estabelecidos pela aliança Gavi, instituição ligada à Fundação Bill e Melinda Gates e que contribui para o mecanismo Covax Facility.

“As vacinas começarão a ser enviadas em agosto de 2021. 200 milhões de doses serão entregues até o fim deste ano, e as 300 milhões restantes serão entregues na primeira metade de 2022”, acrescenta o governo americano.

Os imunizantes serão produzidos em quatro fábricas da Pfizer nos EUA: Kalamazoo (Michigan), McPherson (Kansas), Chesterfield (Missouri) e Andover (Massachusetts).

“Dezenas de milhões de americanos se beneficiaram dessas vacinas seguras e eficazes, e essa doação histórica vai levar os benefícios salva-vidas dessas vacinas para algumas das populações mais vulneráveis do mundo”, ressalta o comunicado.

No início de junho, o governo Biden já havia anunciado a doação de 80 milhões de doses do estoque dos EUA por meio da Covax Facility. Até o momento, 64% dos habitantes adultos do país já tomaram pelo menos uma dose de vacinas anti-Covid.

“O presidente Biden deixou claro que fronteiras não podem conter essa pandemia e prometeu que nossa nação será um arsenal de vacinas. Esse passo histórico protege a saúde do povo americano e de povos em todo o mundo que vão se beneficiar dessas vacinas”, afirma a Casa Branca.

Em maio passado, Biden já tinha defendido a quebra temporária de patentes de imunizantes contra o novo coronavírus para acelerar sua distribuição pelo mundo, mas a ideia encontra resistência na União Europeia.

(Com informações autorizadas pela agência ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.