Natal

Prefeitura, UFRN e CBTU discutem possibilidade de ampliação do VLT para o bairro das Quintas

vlt_cbtu_maceio_al
Foto: Divulgação

O prefeito Carlos Eduardo esteve reunido nesta sexta-feira (14) , no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Cruz e uma comissão formada por representantes da universidade, Companhia Brasileira de Transportes Urbanos – CBTU, hospital Giselda Trigueiro, Laboratório Central – LACEN e Instituto de Medicina Tropical. Em pauta, a mobilidade urbana na região do Hospital Giselda Trigueiro relacionada ao Veiculo Leve Sobre Trilhos, uma possível ampliação de linha ligando a área, no bairro das Quintas, ao Campus da UFRN, bem como os impactos causados pela chegada do VLT.

Reunião para tratar do VLT (Foto: Alex Régis)

Reunião para tratar do VLT (Foto: Alex Régis)

Ficou definido que a Prefeitura, UFRN e CBTU assinarão um termo de parceria técnica com o objetivo de iniciar os estudos para viabilização do projeto da “Linha Marrom/Linha Sul”. A intenção é interligar o Campus, atualmente com cerca de 45 mil estudantes, até as proximidades do hospital, onde se localizam, além do Giselda, o LACEN e o Instituto de Medicina Tropical. Segundo a UFRN, nesse setor, o fluxo de pessoas chega a 80 mil pessoas por ano, com perspectivas de aumento à medida que os serviços sejam ampliados conforme planeja a entidade educacional.

“Todos temos em comum duas coisas: o interesse em melhorar essa questão da mobilidade e o limite financeiro. Mas jamais vamos desanimar de levar a efeito esse projeto que é da mais alta importância para a cidade”, explicou o prefeito Carlos Eduardo. “Precisamos investir no transporte de massa. Há uma necessidade premente. Temos que resgatar as ferrovias desse Estado”, complementou.

Carlos Eduardo determinou que a secretária de planejamento, Virgínia Ferreira e o secretário de obras públicas, Walter Pedro façam parte da comissão que irá realizar a parceria técnica com vistas à elaboração dos estudos iniciais.

Em paralelo, a UFRN minutará um documento a ser apresentado à Bancada Federal do Rio Grande do Norte com o objetivo de captar recursos federais que assegurem a implantação do futuro projeto. “Estamos iniciando esse diálogo de fundamental importância. Juntos, podemos planejar um futuro melhor para a nossa cidade”, comentou Ângela Cruz, reitora da UFRN. Obras de mobilidade no entorno do Hospital Giselda Trigueiro também estariam incluídas.

“Essa iniciativa é muito importante. A prefeitura está sempre atenta e agindo para melhorar o nosso transporte. Estabelecemos o Passe Livre para os estudantes da rede pública municipal (mais de três mil alunos) e temos depoimentos de professores e diretores de escolas dizendo o quanto isso combateu a evasão escolar. Vamos em frente!”, concluiu o prefeito Carlos Eduardo.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.