Prefeitura repassa terreno para UFRN construir hospital da mulher na zona Norte

Prefeitura repassa terreno para UFRN construir hospital da mulher na zona Norte

Prefeitura repassa terreno para UFRN construir hospital da mulher na zona Norte

Rafael Nicácio abril 12, 2019 Destaques

A zona norte de Natal ganhará em breve o Hospital da Mulher com capacidade para 200 leitos e que vai ofertar todos os serviços ligados a saúde feminina. A solenidade que oficializou o repasse do terreno do poder executivo municipal para Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aconteceu nesta sexta-feira (12), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Na oportunidade, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e a reitora da UFRN, Ângela Paiva, fizeram a assinatura do documento. O evento também contou com a presença do médico, professor e ex-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber Morais.

O terreno que sediará a unidade fica localizado no bairro Potengi e possui 16.410m². O hospital terá uma importância fundamental na assistência médica e hospitalar das mulheres de Natal, região metropolitana e municípios circunvizinhos. O valor educacional do equipamento também é enorme, já que servirá para pesquisa, extensão e ensino servindo aos cursos da área de saúde da UFRN.

A Universidade Federal possui um orçamento inicial de R$ 10 milhões para iniciar as obras com os investimentos, podendo chegar até a R$ 120 milhões. A previsão é que a construção dure três anos.

“Serão criados mais de 1.200 empregos diretos, todos preenchidos via concurso público, numa estrutura maior que a Januário Cicco, única maternidade de alta complexidade de Natal, que inclusive será desafogada pelo novo hospital”, explicou Kleber Morais.

Para o prefeito Álvaro Dias, a cessão do terreno representou um momento significativo, já que como médico ele tem uma sensibilidade maior a causa da saúde e sabe da importância que o hospital terá para as mulheres: “Estou realizado como gestor e médico. Esse é um momento bastante significativo. O Hospital da Mulher chega para preencher uma lacuna na nossa zona norte e vai oferecer o melhor para suas pacientes quando tiver em pleno funcionamento. Estou muito feliz e quero destacar aqui o papel de todos os envolvidos nesse processo. A união da UFRN que apresentou o projeto com o poder executivo municipal que providenciou o terreno e com a Câmara Municipal que aprovou a doação foi salutar para a obtenção desse grande benefício para Natal”, destacou.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, agradeceu a sensibilidade do poder executivo municipal e garantiu que agora vai agilizar os processos para que as obras tenham início rapidamente: “A Prefeitura demonstrou o seu compromisso ao ceder o terreno e agora vamos correr contra o tempo para viabilizar as obras”.

Detalhes

O Hospital Universitário terá 200 leitos com atendimento a todas as patologias da saúde da mulher e infantil, além de ampliar a cobertura de atendimento em maternidade na zona Norte de Natal que já conta com a Maternidade Municipal Dr. Leide Morais.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais, sendo 03 no Rio Grande do Norte: Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos em Natal e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) em Santa Cruz.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos