Prefeitura marca retorno das aulas para 03 de fevereiro em Natal
Imagem de Wokandapix por Pixabay

Prefeitura marca retorno das aulas para 03 de fevereiro em Natal

Por meio da Portaria nº 158/2020/GS/SME, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24), a prefeitura do Natal marcou a data de 03 de fevereiro de 2021 para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. O calendário estudantil será estendido até 04 de junho e refere-se ao ano letivo de 2020.

Ao todo serão 100 dias letivos contando com aulas em dois sábados por mês. O ano letivo 2020 fechará a carga horária exigida cumprindo 400 horas presenciais e 400 horas remotas. “Devem ser seguidas pelas unidades de ensino segundo as orientações específicas emanadas da Secretaria Municipal de Educação referendadas pelo Conselho Municipal de Educação”, diz a Portaria. A carga horária cumprida em 2020 será incluída ao calendário.

Para as aulas remotas, “a unidade de ensino definir um cronograma para envio e devolutiva das atividades não presenciais em um período que não exceda 15 (quinze) dias corridos”.

Ainda de acordo com a portaria, “o estudante, público alvo da educação especial, que não retornar às aulas presenciais será assegurado planejamento pedagógico em conformidade com a proposta de ensino para a turma e considerando suas especificidades mediante articulação entre professor (es) de sala de aula, professor (es) da educação especial e coordenação pedagógica”.

Os alunos passarão de ano se cumprirem a frequência de 75% das atividades presenciais e não presenciais ofertadas nas 800 (oitocentas) horas completas, exceto na Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental que devem progredir automaticamente.

A medida foi tomada levando em conta “dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE sobre o acesso à ‘Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC’ pela população brasileira, especificamente na Região Nordeste, quando apenas 69,1% dos domicílios fez uso da internet. Considerando que o acesso à internet não corresponde a uma velocidade igual para todos, sem desconsiderar nesse cenário como condições desiguais de acesso aos equipamentos como computadores e celulares”.

O Texto não informou o início do ano letivo de 2021, embora tenha definido os dados das férias após o final do período escolar referente ao ano de 2020. Serão 15 dias de recesso escolar com início no dia 7 de junho a 17 do mesmo mês.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: