Prefeitura libera reabertura de cinemas, teatros e casas de shows em Natal

Prefeitura libera reabertura de cinemas, teatros e casas de shows em Natal

outubro 21, 2020 0 Por Rafael Nicácio

A Prefeitura do Natal autorizou nesta quarta-feira (21) a reabertura e funcionamento de cinemas, casas de shows, casas de espetáculos, museus e teatros. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município e destaca que a liberação entra em vigor a partir de 26 de outubro.

Ainda de acordo com o decreto, medida é válida para ambientes com “público exclusivamente sentado” e reforça que sejam “atendidas as regras de distanciamento mínimo e prevenção estabelecidas no protocolo geral de enfrentamento à Covid-19”. O funcionamento de circos também foi autorizado.

O Diário Oficial apresenta a lista de medidas que cada segmento deverá cumprir. O protocolo geral para teatros, casas de shows e casas de espetáculos, frisa, por exemplo, a necessidade de promover a venda de ingressos pela internet; de distanciamento de 1,0m entre assentos e de 1,5m nas filas; o reforço da higienização e sanitização de equipamentos e acessórios; aferição de temperatura na entrada dos estabelecimentos; e uso obrigatório de máscara.

Para os cinemas, deve-se promover ações que incentivem a compra e pagamento de ingressos e produtos via internet. Uso obrigatório ou disponibilização de limpa-sapato, tapete ou toalha umidificada de hipoclorito de sódio a 2% ou outro dispositivo equivalente, “para higienização e desinfecção de calçados na entrada do estabelecimento”.

Disponibilizar recipientes com álcool em gel 70º INPM para uso por clientes e colaboradores nas passagens e portas de entrada das salas. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção por todas as pessoas que ingressarem no estabelecimento – inclusive os funcionários. Além disso, os assentos devem ser intercalados, com distância mínima de 1m (um metro) entre cada assento ocupado, salvo na possibilidade de pessoas pertencentes ao mesmo núcleo familiar, em grupos de até 8 (oito) pessoas.

A Prefeitura de Natal diz que a retomada gradual destas atividades foi possível após a aprovação do Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19; e considerou também que, após o início da chamada fase 3 da reabertura gradual e responsável do comércio e serviços, não houve diminuição na quantidade de leitos de estado crítico e de UTI disponíveis na rede municipal de saúde.

O ato da prefeitura também libera, a partir de 16 de novembro, a realização de eventos institucionais, associativos, científicos, corporativos e empresariais, bem como feiras de negócios, exposições, congressos, palestras, workshops, simpósios e seminários, “desde que atendidas as regras de distanciamento mínimo e prevenção estabelecidas no protocolo geral de enfrentamento à Covid-19 para eventos”.