Prefeitura do Natal vai flexibilizar retorno das atividades econômicas

junho 29, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Prefeitura do Natal vai flexibilizar retorno das atividades econômicas

A Prefeitura do Natal pretende publicar ainda nesta segunda-feira (29), em edição extra do Diário Oficial, um decreto que vai liberar o início da reabertura gradual das atividades econômicas na capital potiguar.

A reabertura deve obedecer regras de um protocolo de segurança criado por representantes do próprio setor produtivo. O modelo tem como principal característica o fracionamento das etapas, que serão ao todo quatro. A primeira delas sofre pelo menos outras três subdivisões, cada uma sendo cinco dias após a anterior.

Cada uma dessas frações traz um rol de atividades que poderão ser reabertas, seguindo todas as medidas de segurança e higienização. Na primeira, reabrirão as empresas de RH e terceirização, salão de beleza e barbearias, agências de turismo e atividades dos serviços sociais autônomos. Outros estabelecimentos que devem reabrir são lojas de até 300 m²; de artigos usados; papelarias e materiais de escritório; produtos de climatização; lojas de bicicletas e acessórios; comércio de plantas e flores; lojas de vestuário, acessórios e calçados; lojas de souvenires, bijuterias e artesanatos; e armarinhos.

No mesmo sentido também deve agir o Governo do Estado, que também deverá publicar portaria alterando as regras para a retomada das atividades econômicas, tornando-o mais seguro e responsável, segundo disse o Secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, em coletiva de imprensa no início desta tarde. No RN falta decidir se a reabertura começa já na próxima quarta-feira (1º), ou se vai ser adiada por mais uma semana.

Trecho com declaração do Governo do Estado pode ser conferido no vídeo abaixo a partir de 16 minutos e 55 segundos.