Prefeitura de Parnamirim suspende atividades para enfrentar o coronavírus

março 20, 2020 0 Por Romário Nicácio
Prefeitura de Parnamirim suspende atividades para enfrentar o coronavírus

O Prefeito Rosano Taveira decretou a suspensão das atividades do Planetário de Parnamirim a partir desta sexta-feira (20). As sessões para o público em geral estão suspensas por prazo indeterminado. A medida é mais uma que visa a proteção da população e servidores para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do Coronavírus (Covid-19).

Em decreto publicado hoje no Diário Oficial, a prefeitura suspende as atividades voltadas ao público por prazo indeterminado. A decisão mostra sensibilidade e atenção à situação pandêmica, ocasionada pelo Coronavírus, vivida atualmente. Também ficam suspensas a partir desta sexta-feira (20) as atividades incluindo cursos e atividades culturais, como os de música e ballet. A suspensão será por tempo indeterminado.

Centro Cultural Trampolim da Vitória (Foto: Divulgação)

As visitas ao Centro Cultural Trampolim da Vitória também foram suspensas por tempo indeterminado. A decisão vale a partir de hoje. Várias determinações estão sendo tomadas para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus e a suspensão das visitas ao CCTV é mais uma delas. “As atualizações podem ser feitas a qualquer momento”, informou a prefeitura.

Orientações

O Decreto no. 6.200 estabeleceu orientações e condutas aos órgãos e entidades administrativas para enfrentamento à crise decorrente da pandemia do novo coronavírus/COVID-19. “Vivemos um momento de emergência que requer medidas rápidas e conscientes para preservarmos a vida. E, com esse objetivo preparamos esse decreto”, explicou o gestor.

O decreto suspende por 30 dias, podendo ser prorrogado, o atendimento presencial do público externo que puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico. Também não serão permitidas as atividades de capacitação, treinamento ou de eventos coletivos que impliquem a aglomeração de 50 ou mais pessoas.

A administração também suspendeu as concessões de licenças ou alvarás para a realização de eventos privados, com público superior a 50 pessoas bem como a realização de viagens interestaduais a serviço dos servidores públicos municipais.

Com base nesse decreto, em Parnamirim ficam suspensas, além das atividades já citadas, o Teatro Municipal, incluindo os cursos e atividades culturais, dos Centros de Referência de Assistência Social, das Escolinhas de prática de esportes.

Ficou estabelecido que deverão executar suas atividades remotamente enquanto perdurar o estado de emergência do Coronavírus os servidores com sessenta anos ou mais, imunodeficientes ou doenças preexistentes crônicas ou graves, diabéticos, hipertensos, cardiopatas, asmáticos e doentes renais, servidoras gestantes ou lactantes.

Os servidores públicos que possuam filhos em idade escolar ou inferior, até o limite de doze anos, e que necessitem de assistência de um dos pais, executarem suas atividades escolares ou em creche.

Os serviços de alimentação (restaurantes, lanchonetes e bares) devem disponibilizar álcool gel 70% na entrada do estabelecimento para uso dos clientes, observar na organização das mesas a distância mínima de um metro e meio entre elas, aumentar a frequência de higienização das superfícies e manter ventilados os ambientes de uso dos clientes.