Notícias

Prática de esportes auxilia no maior rendimento escolar

Se você acha que apenas estudar o tempo todo pode render um melhor aprendizado, você pode estar enganado. Estudos mostram que é mais rentável aliar horários de aprendizagem a prática de esportes.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que os estudantes que praticam esportes regularmente têm um rendimento escolar 20% maior do que os outros alunos. Isso porque os exercícios físicos ajudam a aumentar a concentração, fixando melhor o conteúdo estudado. Além disso, o esporte colabora para o convívio social, autoestima, pré-disposição, diminui a ansiedade, melhora a memória e as noites de sono.

Segundo Fabrício Cortezi, coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH, cada aluno tem seu próprio rendimento, e intercalar os estudos com o esporte pode proporcionar maior disposição. “O aluno deve levar em consideração a hora em que rende menos para encaixar uma atividade física que possa desligar a mente e manter o corpo funcionando. O legal do esporte é poder se despir da mente e exercitar o corpo, assim você tem mais disposição para estudar depois”.

Uma publicação feita pelo Journal of Pediatric Psycology, da Academia de Oxford no Reino Unido, relevou que o esporte proporciona um alívio em períodos de tensão como provas escolares, vestibulares, apresentação de trabalhos ou até em entrevistas de emprego. A prática regular de exercícios causa a liberação da beta-endorfina no corpo, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Quanto ao resultado desse estudo na prática, Fabrício Cortezi afirma que é notável a melhoria do rendimento dos alunos após fazer exercícios físicos: “Já peguei turmas em que eu dava aula logo após a Educação Física, eles prestavam mais atenção na disciplina e eram mais participativos; os alunos têm a oportunidade de sair do lugar comum que é a sala de aula e conseguem desligar a mente para voltar mais concentrados e interessados pelos outros conteúdos”, conclui.

Moderação

Mas a prática de exercícios físicos também deve ser balanceada. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos devem praticar pelo menos 60 minutos de exercícios moderados ou vigorosos diariamente para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea, cardiovascular e metabólica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.