Notícias

Prática de esportes auxilia no maior rendimento escolar

Se você acha que apenas estudar o tempo todo pode render um melhor aprendizado, você pode estar enganado. Estudos mostram que é mais rentável aliar horários de aprendizagem a prática de esportes.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que os estudantes que praticam esportes regularmente têm um rendimento escolar 20% maior do que os outros alunos. Isso porque os exercícios físicos ajudam a aumentar a concentração, fixando melhor o conteúdo estudado. Além disso, o esporte colabora para o convívio social, autoestima, pré-disposição, diminui a ansiedade, melhora a memória e as noites de sono.

Segundo Fabrício Cortezi, coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH, cada aluno tem seu próprio rendimento, e intercalar os estudos com o esporte pode proporcionar maior disposição. “O aluno deve levar em consideração a hora em que rende menos para encaixar uma atividade física que possa desligar a mente e manter o corpo funcionando. O legal do esporte é poder se despir da mente e exercitar o corpo, assim você tem mais disposição para estudar depois”.

Uma publicação feita pelo Journal of Pediatric Psycology, da Academia de Oxford no Reino Unido, relevou que o esporte proporciona um alívio em períodos de tensão como provas escolares, vestibulares, apresentação de trabalhos ou até em entrevistas de emprego. A prática regular de exercícios causa a liberação da beta-endorfina no corpo, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Quanto ao resultado desse estudo na prática, Fabrício Cortezi afirma que é notável a melhoria do rendimento dos alunos após fazer exercícios físicos: “Já peguei turmas em que eu dava aula logo após a Educação Física, eles prestavam mais atenção na disciplina e eram mais participativos; os alunos têm a oportunidade de sair do lugar comum que é a sala de aula e conseguem desligar a mente para voltar mais concentrados e interessados pelos outros conteúdos”, conclui.

Moderação

Mas a prática de exercícios físicos também deve ser balanceada. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos devem praticar pelo menos 60 minutos de exercícios moderados ou vigorosos diariamente para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea, cardiovascular e metabólica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.