Notícias

Potiporã anuncia expansão durante visita de representantes do Estado

O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado visitou as instalações da Potiporã em Touros e Pendências (litoral norte potiguar), onde o empresário Cristiano Maia anunciou uma importante expansão a ser realizada na empresa. O anúncio foi feito na presença da governadora Fátima Bezerra, dos senadores Jean Paul Prates e Zenaide Maia, do deputado estadual George Soares, do deputado federal João Maia e demais representantes do Estado.

Em Pendências, a Potiporã possui a maior fazenda de engorda de camarões do país. São mais de 1.200 hectares de espelhos d’água que foram adquiridos pelo empresário em 2016, junto ao laboratório de produção de pós-larvas em Touros. Cristiano era cliente da marca, da qual comprava pós-larvas para o cultivo no Ceará, quando decidiu efetivar a compra e incorporar todo o processo de produção da Potiporã à sua empresa Samaria Camarões, incluindo a fazenda de Pendências, onde trabalham 550 carcinicultores.

A expansão será de 30 novos hectares e a expectativa é de dobrar a produção da Potiporã até o final 2020, passando de 6 mil para 12 mil toneladas de camarões por ano. Estima-se que 300 novos empregos serão gerados com a expansão.

Produção de pós-larvas da Potiporã

Na unidade de produção de pós-larvas, o empresário demonstrou o processo de reprodução das espécies e explicou a importância do investimento em pesquisa para ampliar a produção e suprir uma demanda crescente do país. O laboratório possui 35 tanques de reprodução assistida em uma área de baixa luminosidade que simula o ambiente natural da vida marinha, permitindo a um único camarão gerar cerca de 200 mil larvas em um período de 4 meses. As larvas são objeto de estudos genéticos que objetivam otimizar a reprodução e tornar as famílias menos suscetíveis a infecções virais, como é o caso da mancha branca, capaz de dizimar viveiros inteiros em questão de dias. As pesquisas são feitas em parceria com a UFRN e cientistas estrangeiros. Outra novidade é a aquisição de um equipamento capaz de aprimorar o cruzamento genético, reduzindo drasticamente o tempo do processo, que antes era feito de forma manual. O laboratório emprega cerca de 200 funcionários.

Após conhecer a fazenda e o laboratório, a equipe da governadora visitou o centro de beneficiamento da Potiporã, também no município de Pendências, onde os camarões são higienizados e embalados para distribuição em todo o território nacional. A fábrica é operada por mais de 300 trabalhadores que atestam o rigoroso controle de qualidade praticado pela empresa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.