Mundo Pet

Por que você nunca deve “latir” para o seu cachorro?

As reações “engraçadas” dos cães são na verdade um exemplo de que eles sofrem de estresse e medo

Até agora você já deve ter ouvido falar (e visto) sobre o #barkatyourdogchallenge, o mais recente desafio viral do TikTok. Como você deve ter imaginado, o desafio consiste em latir para o seu cão. Mais especificamente: registrar a reação do seu cão quando você late na frente dele.

Embora as reações dos cães possam parecer engraçadas para você, segundo os especialistas, elas são na verdade um sinal claro de estresse e medo. É por isso que você nunca deve latir para nenhum cachorro.

O que acontece quando você late para seu cachorro

De acordo com o prestigiado American Kennel Club (AKC), as reações “engraçadas” dos cães são na verdade um exemplo de que eles sofrem de estresse e medo. Alguns sinais disso são:

  • Olhos bem abertos
  • Rigidez no corpo ou nas características faciais
  • orelhas para trás
  • lamber seus lábios
  • mostrar os dentes
  • atacar

Outras reações são mais óbvias e permitem que você saiba que seu animal de estimação não gosta de você latindo na cara dele, como:

  • Latidos
  • rosnados
  • mordidas

Claro, todos os cães são diferentes, mas o American Kennel Club recomenda que você nunca ladre para seu cão.

Por que latir pode estressar seu cão

O que exatamente passa pela mente de um cachorro quando um humano late para ele?

Quando os cães latem, os latidos podem significar coisas diferentes. O tom e a linguagem corporal podem significar qualquer coisa, desde ‘vamos brincar’ a ‘fique longe’“, disse o veterinário Jo Woodnutt ao Pets Radar. “Neste desafio viral, as pessoas latem para seus cães sem levar em conta seu tom ou linguagem corporal, e há o risco de que o cão entenda mal”.

Na mesma linha, Woodnutt destaca que esse desafio viral também envolve duas outras coisas que deixam os cães desconfortáveis: invadir seu espaço pessoal e fazer contato visual com eles, algo que os cães podem perceber como algo ameaçador. “Se lermos a linguagem corporal dos cães, muitos deles já estão nervosos com a situação e não entendem o que está acontecendo. Você pode ver que eles estão prestes a pular ou atacar”, acrescenta Woodnutt.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.