Notícias

Por que há mais casos de câncer no hemisfério sul do que no norte?

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e mais de 75% das mortes causadas pela doença são registradas na América do Sul, especialmente em países com baixos níveis de educação, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Ou seja: menos informação, menos prevenção.

O Dr. Alejandro Turek, médico especialista em Oncologia, explicou que – por exemplo – na Argentina quase não existem campanhas de prevenção que o Estado possa disponibilizar ao cidadão:

“A guerra contra o câncer deve incluir medidas preventivas de acesso universal, para reduzir a incidência e a mortalidade. Embora a última tenha diminuído para alguns tumores nos últimos anos, estamos longe de objetivos e metodologias educacionais e informativas aceitáveis ​​na região. O Estado nos deve educação e informação para cuidar melhor de nós.”

Como prevenir o câncer

câncer
Imagem: RT / freeimages.com

Segundo a Organização Mundial da Saúde, você pode prevenir o câncer tomando as seguintes medidas:

  • Evitar, tanto quanto possível, os fatores de risco (consumo de tabaco ou álcool, excesso de peso, dieta pobre, infecção nos genitais, inatividade física, entre outros)
  • Vacinar contra o papilomavírus humano e contra o vírus da hepatite B
  • Controlar riscos profissionais
  • Reduzir a exposição à radiação ultravioleta
  • Reduzir a exposição à radiação ionizante (por motivos profissionais ou durante a realização de testes de diagnóstico pela imagem)

O que a OMS diz

Alejandro Turek reflete sobre o que a OMS já prevê para a América Latina nos próximos anos, no que diz respeito à gestação de novos tipos de cânceres. A doença está se desenvolvendo principalmente em países de renda baixa a média. Sem dúvida, a principal razão para esses dados alarmantes é a falta de prevenção. “Apenas 1 em cada 5 países de baixa e média renda tem os dados necessários para promover políticas reais contra o câncer”, explicaram os especialistas da organização.

Mas tem mais. Em 2017, apenas 26% dessas nações possuem clínicas para tratar a doença, enquanto nos países ricos mais de 90% das clínicas oferecem tratamentos para tentar prever ou curar a doença.

Para a OMS, a detecção de câncer em um estágio inicial e com um diagnóstico adequado é vital. Por isso, é tão importante que o Estado promova diversas políticas públicas e educacionais para que a sociedade saiba mais sobre os diversos fatores de risco que podem causar o possível desenvolvimento do câncer.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.