Notícias

Por que a Coréia do Norte odeia os EUA?

Em meio as ameaças de uma “guerra nuclear” contra os EUA, a Coréia do Norte volta a ser destaque no noticiário internacional.  Mas, que país é esse? Como vivem seus habitantes? Qual é sua história? E por que tanto ódio contra os EUA?

As respostas para tais perguntas podem ser respondidas se considerarmos o fato de que as relações atuais entre EUA e Coréia do Norte são fruto de uma história que começa no fim da segunda guerra mundial.

A divisão das Coreias 

No fim da segunda guerra mundial, a ex-União das Repúblicas Soviéticas e os EUA dividiram a Coréia em duas partes, sendo que o norte ficou com soviéticos e o sul com os americanos. Em 1948, foram instaurados novos governos nos dois países: Coréia do Norte (comunista) e Coréia do Sul (capitalista). O problema é que ambos ficaram insatisfeitos com a divisão, pois ainda queriam a unificação da Coréia.

Em 1950, China e União Soviética ajudaram os norte-coreanos a invadirem a Coreia do Sul. Tropas americanas, por sua vez, enviaram socorro ao seu território de influência. Assim começou a guerra da Coréia.

A Guerra da Coreia

Entre 1950 e 1953, houve um conflito armado entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul.  Os norte-coreanos eram apoiados pela União Soviética e China, enquanto que os sul-coreanos tinham o apoio dos EUA e outros países capitalistas. A principal causa do conflito era a divisão da Coréia, pois ambos os lados queriam a unificação.

Aproximadamente 4 milhões de pessoas morreram em conflitos sangrentos ocorridos no território coreano, sendo que a maioria dessas pessoas eram civis. Em 1953, a Coréia do Sul, apoiada pelos EUA,  apresentava várias vitórias militares.

Em julho de 1953, os EUA ameaçaram usar armas nucleares contra Coreia do Norte e China, caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana. Vale lembrar que em 6 e 9 de agosto de 1945 os EUA jogaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, o que proporcionava uma tensão mundial em relação as armas atômicas.  Em 27 de julho de 1953, o tratado de paz foi assinado e decretado a fim da guerra.

Com o fim da guerra, a Coréia continuou dividida entre Norte e Sul. Sendo assim, continuaram também atritos e a tensão entre os dois países. A Coréia do Sul continuou capitalista e com fortes relações com os americanos, já a Coréia do Norte, de regime comunista, ficou somente com a relação da China, pois houve a extinção da União Soviética.

Atualmente, Coréia do Norte é considerado o país mais fechado do mundo. Sobre seus líderes, sabe-se que o primeiro deles foi Kim Il-Sung, sucedido por Kim Jong-Il, que faleceu no dia 17 de dezembro de 2011. Nessa época, imagens da população norte-coreana aos prantos foram divulgadas em todo o mundo. Como só existem redes de televisão estatais no país, portanto há controle total do governo sobre o conteúdo, existia uma grande dúvida sobre a veracidade das imagens. Abaixo temos um dos vídeos divulgados:

https://www.youtube.com/watch?v=uSu2xkacwRI

As imagens das TVs estatais norte-coreanas sempre foram vistas com desconfiança pelo resto do mundo, mas hoje servem também como forma de conhecimento das ações governamentais divulgadas no país. Entre essas ações, está o discurso de que existe uma preparação militar contra os EUA, colocado como o maior inimigo pela contribuição militar dada à Coreia do Sul.

O atual líder é Kim Jong-Un,  que com apenas 26 anos substituiu seu pai Kim Jong-Il, falecido em 2011. Um meio-irmão de Kim Jong-Un, Kim Jong-Nam, foi assassinado em um aeroporto na Malásia no dia 13 de fevereiro de 2017. Imagens (ver vídeo) mostram uma mulher colocando um pano sobre o rosto de Kim Jong-Nam que, segundo informações divulgadas pelo governo da Malásia, continham a substância venenosa VX.  Kim Jong-Nam foi exilado da Coréia do Norte em 2003 e era conhecido por fazer críticas ao governo da família. Mesmo assim, no dia 31 de março de 2017, o corpo de Kim Jong-Nam foi entregue ao governo norte-coreano.

Forma de vida dos norte-coreanos

A jornalista Ana Paula Padrão, ainda a frente do telejornal SBT Brasil, visitou a Coréia do Norte em 2005. Numa série de reportagens, ela conta as dificuldades que encontrou de obter informações sobre a forma de vida dos norte-coreanos.

Muitas das dúvidas sobre a Coréia do Norte não podem ser respondidas com exatidão. Sendo assim, mesmo com recentes imagens de  jornalistas que adentraram no país, o universo norte-coreano é ainda pouco conhecido.

Enfim, mais do que saber sobre a vida na Coréia do Norte, os últimos acontecimentos nos cobram um questionamento mais prático e do qual depende a “tranquilidade” mundial : Será que a Coréia do Norte tem tanto poder militar quanto diz ter?

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.