Por falta de material, cirurgias ortopédicas de urgência serão paralisadas no Hospital Memorial
Foto: Reprodução / Google Maps

Por falta de material, cirurgias ortopédicas de urgência serão paralisadas no Hospital Memorial

junho 28, 2016 0 Por Romário Nicácio

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Memorial, apesar de o Governo Federal ter repassado verba  do mês de abril para a Secretaria Municipal de Saúde de Natal comprar órteses e próteses para cirurgias ortopédicas, a Secretaria não pagou ao hospital. O resultado é que as cirurgias de urgência começam a ser canceladas a partir de quarta-feira (29), pois este material é essencial para a realização dos procedimentos.

Ainda segundo a assessoria de imprensa, o hospital está com parte de suas atividades paradas desde a semana passada, em função de os médicos cooperados não estarem recebendo a produção médica da Cooperativa, uma vez que não há repasses do Governo Estadual, desde janeiro.

Mesmo diante deste quadro, cerca de quatro cirurgias de urgência ainda vêm sendo realizadas no Memorial diariamente. Agora, os pacientes mais graves também ficarão sem atendimento, já que as cirurgias ortopédicas dependem da grade completa de numeração das próteses e itens essenciais (parafusos, placas etc).

A assessoria do hospital informou que o secretário municipal de saúde, Luís Roberto Fonseca, está ciente de toda a situação mas alega falta de dinheiro para o repasse, ainda que o SUS já tenha liberado o valor correspondente ao material das cirurgias para o caixa da Secretaria.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!