DestaquesPolítica

Polícia Federal descarta prender Lula nesta sexta (6)

A Polícia Federal (PF) afirmou que não há mais condições de cumprir o mandado de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (6).

A informação foi confirmada por Natuza Nery – da GloboNews, que informou que na visão da PF, uma eventual operação de captura nesta noite colocaria em risco tanto os militantes quanto os próprios agentes.

Na manhã deste sábado (7), Lula deve acompanhar uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, falecida no início de 2017 e que completaria 68 anos em 2018. As negociações para a rendição do ex-presidente devem ser retomadas apenas depois da celebração.

A missa ocorrerá no próprio Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde Lula está confinado desde que o juiz Sérgio Moro emitiu o mandado de prisão.

Novo recurso

Depois de ter um pedido de habeas corpus negado pelo ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa de Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a prisão. O relator do pedido é o ministro Edson Fachin.

Mandado

O mandado de prisão contra Lula foi expedido pelo juiz federal Sérgio Moro na tarde de quinta-feira (5), minutos depois de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) enviar ofício ao magistrado autorizando o início da execução da pena.

Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Ele é acusado de receber o imóvel como propina dissimulada da construtora OAS, para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo