Notícias

Polícia do Panamá faz buscas em sede da Mossack Fonseca

(ANSA) – A polícia da Cidade do Panamá executou nesta quarta-feira (13) um mandado de busca e apreensão no escritório da companhia Mossack Fonseca, centro do escândalo “Panama Papers”.

A operação ocorreu “sem interferências ou incidentes” e foi conduzido pelos investigadores em colaboração com a unidade contra o crime organizado, informou o site da “BBC”. Segundo os procuradores, além da sede na capital do país, as buscas foram feitas em outros escritórios da empresa pelo Panamá.

Além da própria investigação no país, representantes do setor econômico e fiscal que pertencem à Organização para a Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) se reunirão nesta quarta-feira (13) em busca de uma ação conjunta para investigar os envolvidos no escândalo.

Em comunicado, os representantes informaram que farão uma nova reunião na próxima sexta-feira (15) para identificar “possíveis fraudes” cometidas por políticos, empresários e artistas.

No dia 3 de abril, o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês) revelou mais de 11,5 milhões de documentos ligados a 240 mil empresas offshores – aquelas que têm sede fiscal em um país diferente daquele de origem – abertas pelo Mossack Fonseca entre os anos de 1977 e 2015.

O “Panama Papers” contou com a participação de 107 empresas jornalísticas em 78 países que estão apresentando, aos poucos, os dados relativos a essas organizações. Entre os citados, estão pessoas ligadas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao líder chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

No Brasil, 22 empresários são citados: Segundo matéria divulgada pelo portal “Uol”, que integra a equipe de investigação da ICIJ, 22 empresários brasileiros estariam envolvido no escândalo “Panama Papers”. Entre os citados, está o empresário Eike Batista, Michael Klein, das Casas Bahia, Wesley Batista, do grupo JBS, Antonio Carlos Pipponzi, presidente da DrogaRaia.

Ao site, Eike afirmou que as 22 offshores listas foram regularmente declaradas à Receita, Pipponzi também informou que a empresa nas Ilhas Virgens Britânicas foi declarada. Já Michael Klein não comentou o caso e Wesley Batista destacou que era apenas o procurador da offshore citada.

Os nomes se juntam à lista de brasileiros citados ainda no dia 3, como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo da Cunha (PMDB), do ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão, além de políticos ligados à sete partidos: PDT, PMDB, PP, PSB, PSD, PSDB e PTB.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.