Parnamirim

Planetário de Parnamirim abre nesta sexta (8), Dia Mundial da Astronomia

Com imagens do oceano cósmico produzidas por um projetor óptico-mecânico aliado a um projetor digital fulldome, a experiência promete inspirar, por meio da Astronomia, futuros estudiosos na área da ciência e afins

Comemorado no dia 8 de abril, o Dia Mundial da Astronomia pode ser aproveitado de forma lúdica numa experiência de imersão no Planetário de Parnamirim, reaberto após o controle da pandemia de Covid-19. Situado no Parque Governador Aluízio Alves, no bairro da Cohabinal, o equipamento passou por reformas recentes e recebe os visitantes através de agendamento prévio e/ou sessões abertas ao público.

O Planetário de Parnamirim tem tecnologia 100% nacional. É o único fixo do estado do Rio Grande do Norte, dispõe de intérprete de Libras e é visitado regularmente por estudantes de escolas e universidades e apaixonados pelo universo. Além das deslumbrantes visões do espaço sideral e corpos celestes, a visita proporciona reflexões sobre os seres humanos, suas relações com o meio ambiente e seus semelhantes, no passado e no futuro.

Com imagens do oceano cósmico produzidas por um projetor óptico-mecânico aliado a um projetor digital fulldome, a experiência promete inspirar, por meio da Astronomia, futuros estudiosos na área da ciência e afins. “Acreditamos no potencial da nossa ciência e tecnologia, então, todas as iniciativas que fomentem essa área, devem ser bem cuidadas”, comentou Thiago Fernandes vereador do município e responsável pela solicitação de reforma e manutenção do espaço.

De Parnamirim para o mundo

Para não deixar dúvidas sobre a riqueza da vivência, o Planetário de Parnamirim acumula reconhecimento nacional e internacional, com participação em eventos da Associação Internacional de Planetário e com a NASA. “Tivemos destaque dentro e fora do país, com parcerias com outros planetários brasileiros e estrangeiros, como os da Alemanha, Portugal, Japão, Itália e Estados Unidos”, destacou Wanessa Dantas, diretora do local.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.