Notícias

Planeta com o dobro da Terra pode ser um “mundo oceânico” habitável

Uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge (Reino Unido) descobriu que um exoplaneta com mais que o dobro do tamanho da Terra é potencialmente habitável, de acordo com um estudo publicado esta semana no The Astrophysical Journal Letters.

Trata-se do K2-18b, um planeta rochoso que fica fora do sistema solar – exoplaneta – a 124 anos-luz da Terra. O raio e a massa do K2-18b são maiores que os do nosso planeta e suas órbitas estelares dentro da zona de habitabilidade, onde as temperaturas podem permitir a presença de água líquida.

Esse exoplaneta foi descoberto em 2015 e, no ano passado, outro grupo de pesquisadores relatou a detecção de vapor de água em sua atmosfera. No entanto, o tamanho dessa atmosfera e as condições dentro de K2-18b permaneceram desconhecidas.

Um ‘mini Netuno’

“O vapor de água foi detectado na atmosfera de uma série de exoplanetas, mas, mesmo que o planeta esteja na zona de habitabilidade, isso não significa necessariamente que haja condições habitáveis ​​na superfície”, disse o Dr. Nikku Madhusudhan, do Institute of Astronomia de Cambridge, que liderou a nova pesquisa. “Para estabelecer as perspectivas de habitabilidade, é importante obter um entendimento unificado das condições interiores e atmosféricas do planeta, em particular se a água líquida pode existir sob a atmosfera”, explicou.

Dado o grande tamanho do K2-18b, os cientistas da Universidade de Cambridge sugerem que este planeta é uma versão pequena de Netuno, com um “envelope” significativo de hidrogênio em torno de uma camada de água, enquanto seu núcleo interno é de pedra e ferro.

Segundo os pesquisadores, se o ‘envelope’ de hidrogênio fosse ligeiramente mais espesso, a temperatura e a pressão na superfície da água seriam muito grandes para sustentar a vida. Mas no caso do K2-18b, seu ‘envelope’ não é muito espesso e a camada superficial da água pode ter as condições certas para sustentar a vida.

“Mundo oceânico”

Além disso, foi determinado que a atmosfera desse exoplaneta é rica em hidrogênio com uma quantidade significativa de vapor de água. Ao mesmo tempo, os níveis de outros produtos químicos, como metano e amônia, são mais baixos do que o esperado, embora esses níveis possam ser atribuídos a processos biológicos.

Por outro lado, os autores do último estudo descobriram que a quantidade mínima de hidrogênio na atmosfera de K2-18b é semelhante à do nosso planeta. Em particular, “uma série de cenários que permite um mundo oceânico, com água líquida sob a atmosfera a pressões e temperaturas semelhantes às encontradas nos oceanos da Terra”, observa o estudo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.