Foto: Marcelo Barroso

Gestantes inscritas em concurso público poderão ter o direito de fazer as provas de aptidão física em data diferente da estabelecida em edital. É o que determina o Projeto de Lei 295/2018 de autoria do vereador Ney Lopes Jr. (PSD), aprovado por unanimidade na Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Natal. A intenção da matéria é atribuir isonomia entre todos os integrantes de certame público, uma vez que estado gravídico compromete o preparo físico da mulher, em regra. Após o parecer favorável da Comissão, a proposta segue para debate e votação no plenário da Casa.

“A exigência, por exemplo, de corrida de 2 Km ao candidato não pode ser óbice ao ingresso de uma mulher na carreira pública, haja vista eventual estado gravídico, que por vezes atrapalha o condicionamento da candidata”, explicou o vereador Ney Lopes Jr., que completou: “Temos que proteger o mercado de trabalho das mulheres e nada mais justo do que tomar essa atitude”.

Dentro da mesma temática, foi acatada a Lei Todos por Elas, apresentada pelo vereador Fúlvio Saulo (SD), que trata da obrigatoriedade da fixação em todas as portarias de condomínios cartazes que esclareçam aos moradores o que fazer quando observar casos de violência contra a mulher. “A prevenção da violência de gênero é necessária para que ela não ocorra em primeiro lugar. Por isso, elaborar propostas e projetos de novas políticas públicas dirigidas às mulheres e minorias, é o papel do parlamentar”.

Na sequência, recebeu aprovação um texto encaminhado pela vereadora Ana Paula que dispõe sobre a implantação de um espaço fixo dedicado para a gastronomia de rua (Food Park) na capital potiguar. “Através dessa iniciativa vamos estimular a atração de novos empreendimentos comerciais, sempre bem-vindos por gerarem empregos, investimentos e lazer”, defendeu.

Também participaram da reunião a vereadora Nina Souza (PDT) e os vereadores Preto Aquino (Patriota), Kleber Fernandes (PDT).

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.