Destaques, Economia

ūüíłPIS/Pasep: saque para cotistas de todas as idades come√ßa nesta ter√ßa (14)

PIS Pasep saque para cotistas de todas as idades começa nesta terça
ūüď∑ Foto: Arquivo/Ag√™ncia Brasil

Trabalhadores de todas as idades que sejam cotistas dos¬†programas de Integra√ß√£o Social (PIS) e de Forma√ß√£o do Patrim√īnio do Servidor P√ļblico (Pasep), poder√£o realizar o saque a partir desta ter√ßa-feira (14). Para agilidade e melhor atendimento, √© importante que os cidad√£os confiram se t√™m direito ao benef√≠cio, acessando os sites dos PIS e do Pasep. Ao todo, 23,8 milh√Ķes de pessoas est√£o aptas a receber os recursos.

O prazo termina em 28 de setembro. Depois dessa data, os pagamentos voltam a ficar disponíveis apenas para maiores de 60 anos, aposentados, pessoas em situação de invalidez, pessoas com enfermidades específicas, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e herdeiros de cotistas já falecidos.

A Caixa Econ√īmica Federal e o Banco do Brasil j√° haviam liberado o cr√©dito para os cotistas correntistas em 8 de agosto. Passa a valer, nesta ter√ßa, o direcionamento aos n√£o cotistas.

Quem tem direito às cotas do PIS/Pasep?

Faz parte do p√ļblico quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988. No caso de cotistas falecidos, os filhos ou benefici√°rios legais t√™m direito ao saque. √Č preciso, contudo, apresentar documenta√ß√£o para certificar liga√ß√£o com os fundos.

Histórico

O Pasep foi criado em 1970, com o intuito de estender aos funcion√°rios p√ļblicos os benef√≠cios concedidos aos trabalhadores da iniciativa privada pelo Programa de Integra√ß√£o Social (PIS). Em 1975, os dois fundos foram unificados pelo crit√©rio cont√°bil e deram origem ao Fundo PIS/Pasep.

A Constituição de 1988 encerrou a distribuição de cotas individuais, mas quem foi cadastrado em um dos dois fundos até 4 de outubro de 1988 e recebeu distribuição, ainda detém esse recurso em seu nome. Desde 1988, a contribuição das empresas foi destinada para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para patrocinar o abono salarial e o seguro-desemprego.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.