Ciência

Philae manda dados de perfuração de cometa

Na noite desta última sexta-feira o robô Philae conseguiu enviar para a central de onde ele estava sendo monitoriado dados da perfuração do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que é onde o robô está, mas acabou entrando em modo inativo por falta de energia, algo que segundo o cientista Jean-Pierre Bibring, já era esperado.

“Recebemos tudo. Tudo aconteceu exatamente como estava previsto. Conseguimos, inclusive, fazer a rotação para otimizar a recepção da luz nos painéis solares”, estas foram palavras ditas por Bibring em uma entrevista por telefone no centro de controle de Philae na cidade de Colonia, Alemanha.

Bibring também falou que com o envio dos dados por parte do Pilhae, chegou ao fim uma fase absolutamente fabulosa, e agora o robô deve ficar em um período de repouso, e quando voltar a ativa, ele estará funcionado através de baterias solares, poderia ocorrer isso mais rápido, caso o robô, que está a 510 milhões de quilômetros da terra, estivesse em uma zona mais iluminada do cometa.

philae1_1

Robô na superfície do cometa (Foto: Reuters/ESA/Rosetta/Philae/ÇIVA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.