Notícias

PGR denuncia Michel Temer, Joesley e membros do PMDB

(ANSA) – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer por organização criminosa e embaraço às investigações da Lava Jato nesta quinta-feira (14). Além do mandatário, foram acusados por organização criminosa o ex-deputado Eduardo Cunha, os ex-ministros Henrique Alves e Geddel Vieira Lima, o ex-deputado Rocha Loures – conhecido como o “homem da mala” – e os atuais ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Segundo a PGR, Temer atuou “como líder da organização criminosa desde maio de 2016” e o grupo teria recebido propinas de R$ 587 milhões. “A denúncia explica que o núcleo político da organização era composto também por integrantes do PP e do PT, que compunham subnúcleos políticos específicos, além de outros integrantes do chamado ‘PMDB do Senado”, informou ainda em nota a entidade.

Em outro trecho, o órgão afirma que o impeachement da ex-presidente Dilma Roussef causou uma mudança no esquema. “Para Janot, em maio de 2016, com a reformulação do núcleo político da organização criminosa, os integrantes do ‘PMDB da Câmara’, especialmente Michel Temer, passaram a ocupar papel de destaque que antes havia sido dos integrantes do PT em razão da concentração de poderes na Presidência da República”, acrescentou.

Já sobre a acusação de obstrução às investigações, foram incluídos também os dois delatores da J&F, Joesley Batista e Ricardo Saud. “Também há imputação do crime de obstrução de justiça por causa dos pagamentos indevidos para evitar que Lúcio Funaro firmasse acordo de colaboração premiada. Neste sentido, Michel Temer é acusado de instigar Joesley Batista a pagar, por meio de Ricardo Saud, vantagens a Roberta Funaro, irmã de Lúcio Funaro. Os três são denunciados por embaraçar as investigações de infrações praticadas pela organização criminosa”, diz o texto da PGR.

Processo

Assim como ocorreu na primeira denúncia, para que o Supremo abra uma investigação, é preciso que a denúncia passe pela tramitação da Câmara dos Deputados. Se a acusação for aprovada, em uma votação que conte com dois terços dos deputados, o processo segue para o STF. Na primeira acusação, rejeitada pela Câmara, o mandatário foi acusado de corrupção passiva.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.