Notícias

PF encontra ‘bunker’ com malas de dinheiro no apartamento de Geddel

A Polícia Federal encontrou nesta terça-feira (5) diversas malas com milhares de notas em reais em um apartamento que, segundo a investigação, é usado por Geddel Vieira Lima, ex-ministro do presidente Michel Temer. A operação, batizada de Tesouro Perdido, foi deflagrada com o objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão emitido pela 10ª Vara Federal de Brasília.

De acordo com as autoridades, os valores apreendidos serão levados a um banco. Lá, as notas serão contabilizadas e depositadas em conta judicial. Os malotes de dinheiro foram encontrados após as investigações decorrentes de dados coletados nas últimas fases da operação Cui Bono. Com isso, a PF chegou a um endereço em Salvador, que seria, supostamente, utilizado por Geddel como um “bunker” para armazenar o dinheiro em espécie.

O ex-ministro está preso desde o dia 3 de julho, mas por meio de um habeas corpus conseguiu cumprir prisão domiciliar em sua casa, na capital baiana. Ele foi denunciado por tentativa de atrapalhar as investigações sobre desvios no FI-FGTS, o fundo de investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Operação Cui Bono

A primeira fase da Operação Cui Bono foi deflagrada pela PF em 13 de janeiro deste ano. Ela investigou esquema de fraude na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal no período entre 2011 e 2013. De acordo com a investigação, entre março de 2011 e dezembro de 2013, a vice-presidência de Pessoa Jurídica da instituição era ocupada por Geddel Vieira Lima.

A investigação da Operação Cui Bono – expressão latina que em português significa “a quem beneficia?” – é um desdobramento da Operação Catilinárias, deflagrada em dezembro de 2015, no âmbito da Operação Lava Jato, quando policiais federais encontraram um telefone celular na residência do então presidente da Câmara dos Deputados, o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que revelou intensa troca de mensagens eletrônicas entre Cunha e Geddel. A operação tinha a finalidade de evitar que provas importantes fossem destruídas por investigados da Lava Jato.

Com informações da Agência ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.