Política

PF encerra força-tarefa da Operação Lava Jato

operação-lava-jato

(ANSA) – A Polícia Federal decidiu encerrar as forças-tarefa dedicadas exclusivamente às operações Lava Jato e Carne Fraca e integrá-las à Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas (Delecor).

Segundo nota da PF, o objetivo da medida é “priorizar ainda mais” as duas investigações, permitindo o “aumento do efetivo especializado” na luta contra a corrupção e a lavagem de dinheiro. Além disso, a corporação alega que a equipe na superintendência do Paraná, que comanda as duas operações, será reforçada em caso de necessidade.

Com isso, os quatro delegados que trabalhavam exclusivamente na Lava Jato – esse número chegou a ser de nove – atuarão também em outros inquéritos. Ao longo do último ano, a operação já vinha perdendo investigadores e peritos.

De acordo com o “UOL”, que cita um agente anônimo, a investigação estava “praticamente parada”, e a PF não conseguia mais “dar andamento a qualquer operação nova”. Em maio passado, o Ministério da Justiça, a quem a Polícia Federal é subordinada, foi assumido por Torquato Jardim, um crítico da Lava Jato.

“A Polícia Federal reafirma o compromisso público de combate à corrupção, disponibilizando toda a estrutura e logística possível para o bom desenvolvimento dos trabalhos e esclarecimento dos crimes investigados”, diz a nota da corporação.

Em seu perfil no Facebook, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que atua na Lava Jato, já havia antecipado o fim da força-tarefa na PF, aproveitando a ocasião para criticar o presidente Michel Temer. “Para salvar seu mandato, Temer libera verbas à vontade”, escreveu.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.